Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

Prefeitura de Búzios realiza operação Esgoto Zero na Orla Bardot

Uma operação conjunta das secretarias do Ambiente e Urbanismo, Segurança e Ordem Pública e Serviços Públicos realizaram nesta terça-feira (15), na Orla Bardot, a operação Esgoto Zero, que visa identificar e combater a emissão de esgoto sanitário nas redes pluviais em todo o município. A ação foi realizada em parceria com a Prolagos.

Na ocasião, foram identificadas algumas ligações irregulares, os responsáveis foram notificados e orientados a fazer o esgotamento na rede separativa da Prolagos. A ProLagos tem contribuído de forma significativa em termos operacionais, além de orientar com seu corpo jurídico sobre a legislação para os contribuintes.

A Orla Bardot, local da operação de ontem, é um grande polo gastronômico do município.

Nesse caso, uma rede de esgotamento sanitário entupida por despejo irregular de gordura pode entupir a tubulação e extravasar para o mar, contaminando a Unidade de Conservação de Proteção Integral Parque dos Corais.

De acordo com o secretário do Ambiente e Urbanismo, Evanildo Nascimento, a Operação Esgoto Zero, será uma ação rotineira no município, principalmente nas lagoas dos Ossos, Geribá e Usina. No caso dos bairros o esgoto sanitário é prioridade: “A intenção é ter o máximo de transparência, conscientização e educação ambiental. Orientar e notificar para refazer a ligação para a rede de esgoto sanitário”.

No início de novembro será realizada outra operação Esgoto Zero na Orla Bardot para fiscalizar se as notificações foram cumpridas.