Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

Entrega das chaves dos boxes e quiosques do Mercado do Pescador no bairro Rasa

Nesta terça-feira (15), a Prefeitura de Búzios oficializou a entrega das chaves dos boxes e quiosques do Mercado do Pescador, no bairro Rasa. Os contemplados receberam as licenças após um processo seletivo realizado através de chamamento público. Os licenciados são Paulo César de Souza, Elias da Silva Brasil, Genilson de Carvalho Alves e Adonis da Conceição Faria, que agora têm permissão de trabalhar no local.

Genilson Drumond, Secretário de Pesca, se disse muito honrado em participar desta entrega: “O prefeito Alexandre Martins cumpriu o compromisso que assumiu durante a campanha, e hoje entregamos à população da Rasa e de toda Búzios este espaço importante. O Mercado do Pescador não é apenas um ponto de venda de pescado, mas um local onde a nossa comunidade pode se reunir, onde a cultura e a tradição do nosso povo ganham força. Além de gerar renda para os moradores da Rasa, o mercado também vai atrair turistas para o Mangue de Pedra e a Ponta do Pai Vitório, fortalecendo o turismo local. Agora, todos os buzianos têm um lugar certo para saborear um bom peixe frito, em um ambiente que valoriza e respeita nossas tradições”, disse o secretário.

A moradora do bairro, Edilene, que estava representando um dos licenciados, destacou que essa entrega representa muito para os moradores da Rasa, principalmente para os que, como ela, descendem de pescadores e foram criados a partir da pesca.

Com a entrega dos boxes e quiosques, o Mercado do Pescador reafirma sua importância como polo cultural, turístico e econômico, integrando ainda mais a herança quilombola e caiçara de Búzios ao cotidiano da cidade. O espaço, estrategicamente localizado na entrada da cidade, também contribui para fortalecer o turismo local, com destaque para a venda de produtos típicos e a promoção da cultura quilombola.

Adriano Gonçalves, presidente da Associação da Comunidade Remanescente de Quilombo da Rasa, destacou a importância do momento: “Gostaria de expressar minha gratidão ao prefeito Alexandre Martins por honrar o compromisso reforçado com as comunidades tradicionais de Búzios. A entrega do Mercado do Pescador é uma vitória não apenas para a comunidade quilombola, mas para todos os moradores da Rasa e de nossa cidade. Esse espaço representa muito mais que um centro econômico; ele é um símbolo de resistência e preservação de nossa rica cultura quilombola e caiçara. Valorizar nossa história é essencial para o futuro de Búzios, e hoje vemos esse reconhecimento se concretizando por esse espaço. Agora temos aqui um ponto de referência que fortalece nossas raízes e projeta nossa cultura para além de nossas fronteiras.”

O Mercado do Pescador, inaugurado em 4 de julho pelo prefeito Alexandre Martins, na Praça Quilombola, é um espaço essencial para a comunidade da Rasa. Pensado para ser um novo ponto de referência gastronômica e cultural em Búzios, o mercado atende a uma antiga demanda dos moradores, consolidando-se como um motor de desenvolvimento econômico para a região.

Homenageando o pescador Pedro José de Souza, que faleceu em 2021, o mercado também abrigou um núcleo da Secretaria de Pesca, espaços para marisqueiras, peixarias e quiosques. O local, que já atrai turistas e valoriza a cultura local, também conta com a sede própria do Quilombo da Rasa e uma área infantil inclusiva, reforçando o compromisso da Prefeitura com a acessibilidade e a preservação.

Além de contribuir para a economia da região, o Mercado do Pescador reforça o compromisso da administração municipal com a preservação das tradições locais e a valorização da história de Búzios.