A padaria-escola Akoma foi inaugurada nesta quinta-feira (4), investindo R$38 mil reais em benefícios e mentorias pedagógicas. O Projeto é fruto da 6ª Edição do Prêmio Crianças Mais Saudáveis e visa o desenvolvimento dos alunos por intermédio da panificação.
No local serão produzidos pães, doces e biscoitos com produtos da tradição e cultura quilombola. A Unidade de ensino atende crianças de 3 diferentes áreas de remanescentes de Quilombo: Bahia Formosa, Rasa e Maria Joaquina, além de outros bairros da cidade.
“A partir dos cinco pilares propostos para escolha e tendo em vista a influência e o amor pelas nossas raízes, pensamos em um projeto que contemplaria não um, mais quatro desses pilares que nos permitiriam seguir no ensino e na valorização da cultura afro diaspórica, além de ampliar e desenvolver outras áreas do conhecimento”, afirmou Marnie Marques, autora do projeto em conjunto com a diretora geral Jaqueline Figueiredo.
Os pilares envolvidos no projeto, foram: Alimentação nutritiva e variada, brincar ativamente, porcionar (porções) para comer melhor e apreciar refeições coletivas (amigos e familiares).
O secretário de Educação, Rodrigo Ramalho, destacou que a padaria-escola é um marco na Educação Buziana e muito benéfica à toda comunidade escolar: “Aqui nossos alunos participarão de oficinas de aulas interativas aprendendo um pouco de culinária e da cultura quilombola, a partir do conhecimento dos próprios remanescentes dessas raízes de quem vive na região sendo aplicado dentro da escola. Aqui também haverá projeto de intercâmbio para fazer com que outras escolas do município participem das oficinas e da cultura quilombola”, disse Rodrigo.
Em uma parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e Obras, a Prefeitura de Búzios, mais uma vez, demonstra o seu compromisso de continuar construindo um futuro promissor para a cidade através de investimentos na qualidade dos serviços educacionais oferecidos.