Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia inaugura mais um painel mural

Nesta quarta-feira, 13, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia inaugurou mais um painel mural.

A E. M. Nicomedes Theotônio Vieira recebe o Mural “Diversidade”,  característica marcante da escola, afirma a equipe da unidade:  “Nicomedes é a Diversidade Cultural e Étnica”.

A Escola tornou-se uma unidade que reuni estudantes de diferentes nacionalidades e que juntos formam uma nova Identidade Cultural.

Inspirada nesta ideia, a profissional Raquel Condé idealizou um mural formado por partes diferentes, cada qual  com suas características, de forma que, quando unidos, se completam e interagem.

“Ensinar e estimular à diversidade é fundamental em um ambiente escolar. Deixar claro que todos são diferentes e merecem ter suas existências respeitadas, faz com que os jovens cresçam mais conscientes, responsáveis e empáticos”, disse a idealizadora do projeto.

Na cerimônia estiveram presentes o prefeito Alexandre Martins; o Secretário de Educação, Rodrigo Ramalho; a equipe da SEMED e a comunidade escolar Nicomedes.

Um pouco sobre a história do Painel Mural “Diversidade”, da E.M. Nicomedes.

Inspirada nesta ideia e sendo o Brasil um país com uma diversidade cultural, ambiental, populacional, étnica e religiosa de riquezas imensuráveis, a professora e artista plástica Raquel Condé, estudou o cenário, colheu depoimentos de vários membros da comunidade escolar e criou “Diversidade”.

O Mural é dividido em quatro partes.

Em uma das partes a imagem de um Indígena, com cores e características brasileiras, com a frase “Vidas e terras indígenas importam”.

Do outro lado, um indivíduo representando outra nacionalidade, como os Argentinos e tantos outros estrangeiros que vivem em Armação dos Búzios, com as palavras escritas em espanhol : “Amar, Libertad, Respeto”.

Abaixo, uma pessoa simbolizando a diversidade e liberdade de gêneros, rodeada com as cores do arco-íris e adornada com um brinco de coração, simbolizando o amor.

O trecho da música “Passarinhos” do Rapper e compositor Emicida, completa esta parte do mural.

Na última parte, um rosto negro, numa composição formada por cores e motivos africanos, ressaltando a importância de valorizar as nossas raízes.

O colar “Gentileza Gera Gentileza” une as quatro partes, enfatizando que a educação e o amor devem estar sempre presentes no cotidiano.

A gaiola aberta, símbolo de Liberdade e três pássaros brasileiros ameaçados de extinção:  o “Crejoá”, o “Pintor-Verdadeiro” e o “Tiê-Sangue”, finalizam a arte.