Pular para o conteúdo
Gradiente CSS

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

♿ Acessibilidade:
IMG-20231214-WA0015

Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia inaugura mais um painel mural

Nesta quarta-feira, 13, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia inaugurou mais um painel mural. 

A E. M. Nicomedes Theotônio Vieira recebe o Mural “Diversidade”,  característica marcante da escola, afirma a equipe da unidade:  “Nicomedes é a Diversidade Cultural e Étnica”. 

A Escola tornou-se uma unidade que reuni estudantes de diferentes nacionalidades e que juntos formam uma nova Identidade Cultural.

Inspirada nesta ideia, a profissional Raquel Condé idealizou um mural formado por partes diferentes, cada qual  com suas características, de forma que, quando unidos, se completam e interagem.

“Ensinar e estimular à diversidade é fundamental em um ambiente escolar. Deixar claro que todos são diferentes e merecem ter suas existências respeitadas, faz com que os jovens cresçam mais conscientes, responsáveis e empáticos”, disse a idealizadora do projeto. 

Na cerimônia estiveram presentes o prefeito Alexandre Martins; o Secretário de Educação, Rodrigo Ramalho; a equipe da SEMED e a comunidade escolar Nicomedes.

Um pouco sobre a história do Painel Mural “Diversidade”, da E.M. Nicomedes. 

A Escola tornou-se uma unidade que reuni estudantes de diferentes nacionalidades e que juntos formam uma nova Identidade Cultural.

Inspirada nesta ideia e sendo o Brasil um país com uma diversidade cultural, ambiental, populacional, étnica e religiosa de riquezas imensuráveis, a professora e artista plástica Raquel Condé, estudou o cenário, colheu depoimentos de vários membros da comunidade escolar e criou “Diversidade”.

O Mural é dividido em quatro partes.

Em uma das partes a imagem de um Indígena, com cores e características brasileiras, com a frase “Vidas e terras indígenas importam”.

Do outro lado, um indivíduo representando outra nacionalidade, como os Argentinos e tantos outros estrangeiros que vivem em Armação dos Búzios, com as palavras escritas em espanhol : “Amar, Libertad, Respeto”.

Abaixo, uma pessoa simbolizando a diversidade e liberdade de gêneros, rodeada com as cores do arco-íris e adornada com um brinco de coração, simbolizando o amor.

O trecho da música “Passarinhos” do Rapper e compositor Emicida, completa esta parte do mural.

Na última parte, um rosto negro, numa composição formada por cores e motivos africanos, ressaltando a importância de valorizar as nossas raízes.

O colar “Gentileza Gera Gentileza” une as quatro partes, enfatizando que a educação e o amor devem estar sempre presentes no cotidiano. 

A gaiola aberta, símbolo de Liberdade e três pássaros brasileiros ameaçados de extinção:  o “Crejoá”, o “Pintor-Verdadeiro” e o “Tiê-Sangue”, finalizam a arte.

Notícias Relacionadas

Defesa Civil de Búzios alerta para previsão de pancadas de chuva moderadas a fortes na região
Búzios recebe lançamento do Programa Planifica para fortalecer a rede de atenção à saúde
Prefeitura de Búzios informa interdição no trânsito da Estrada da Álvaro Elídio Gonçalves próximo a Clínica Olavo da Costa para obras de drenagem
Secretarias de Turismo e de Governo de Búzios promovem encontro para fortalecimento do turismo local
Búzios participa de ações intermunicipais pelo Mês da Visibilidade Trans
Prefeitura de Búzios lança concurso público para área da Educação

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso