Nesta quarta-feira (01), às 15h, o Espaço Zanine de Cultura receberá a abertura da exposição “Homens do Campo e Outros” que abre o mês de novembro com as obras do artista plástico Marcelo Cunha. ” Em suas obras, a riqueza dos detalhes e o primor artístico, são os elementos para a construção de um olhar otimista diante da desafiadora arte de viver. O evento vai até dia 20 de novembro.
Aos 21 anos de idade, Marcelo Cunha era atleta e desenhista. Porém, um acidente de mergulho, ocorrido em 1991, acabou deixando-o tetraplégico. Com a paralisação dos movimentos, em 1994, começou a pintar com a boca.
A nova alternativa de produzir arte, além de se tornar a sua profissão, permitiu que retomasse a realização dos seus sonhos. Realizou sua primeira exposição, em 1997, e assim viajou o Brasil, participando de exposições e eventos que visavam a inclusão da pessoa com deficiência.
Em 2004 ingressou como bolsista na APBP (Associação dos Pintores com a Boca e os Pés). Além das exposições no Chile, Buenos Aires, Áustria e Espanha, suas obras foram reproduzidas em cartões e calendários, vendidos mundialmente. Em 2011 foi promovido a Membro Associado, tendo enfim todas as possibilidades de notável crescimento artístico.
Através das obras da coleção ‘Homens do Campo’, tem conquistado significativas premiações em salões de arte nos últimos anos. Em tais participações, tem o desafio contínuo de produzir obras temáticas, o que justifica o ‘Outros’ dessa mostra composta por 25 obras.
Marcelo é artista plástico, escritor, palestrante e graduado em publicidade e propaganda. Enfim, um incorrigível sonhador que busca comunicar o quanto uma vida de compromisso pode transformar vidas. Em suas obras, a riqueza dos detalhes e o primor artístico, são os elementos para a construção de um olhar otimista diante da desafiadora arte de viver.