Aconteceu neste final de semana a primeira Festa do Divino Buziana, uma realização da Paróquia de Sant’Anna e Santa Rita de Cássia, Devotos do Divino, Festeiros do Divino, Fazedores de Cultura e Sociedade Civil. A festa teve o apoio do Comércio local e da Prefeitura de Armação dos Búzios.
Foram quatros dias com intensos festejos, em honra a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. O evento que aconteceu de quinta-feira a domingo (06, 07, 08 e 09), resgatou as manifestações de fé e cultura dos féis e alegrou turistas da península buziana que se encantaram com o colorido e a beleza da religiosidade popular.
Missas, Shows, Cortejos, Cavalgada, Passeio Ciclístico, distribuição de doces, distribuição do almoço do Divino, Coroação do Menino Imperador, danças típicas, show de prêmios e Procissão, marcaram a primeira Festa do Divino Buziana, depois da emancipação da cidade.
A Socióloga e advogada, Drª Célia Santos, que chegou em Búzios na quarta-feira (05), para participar de um projeto de observação cultural dos povos tradicionais, não se conteve e participou de todas as atividades que fazem parte dos festejos do Divino: “A Festa do Divino é um exemplo a ser seguido em várias ações não só em Búzios mas em outras cidades, é possível resgatar, salvaguardar e recriar manifestações da fé e da cultura de um povo, peguem Búzios e a festa do Divino como modelo, o envolvimento da sociedade Civil foi contagiante, é visível ver a alegria , a fé e o amor em cada olhar dos Padrinhos, Festeiros e devotos.”
O secretário de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios, Luiz Romano Lorenzi, era só alegria e agradecimento pelo sucesso do evento: “Gratidão é a palavra que resume todo o trabalho que foi desenvolvido ao longo desses anos para que hoje a festa saísse do papel e ocupasse as ruas e corações do povo buziano. Quem presenciou esta festa tão linda se encantou e já está com saudades e pensando na próxima”.
Credito: PRo/ Paulo Rodrigues Estúdio Fotográfico.
A Folia do Divino de Saquarema, que anualmente visita à senhora Sant’Anna com sua Folia centenária trazendo alegria ao novenário da Padroeira de Armação dos Búzios e alimentando a devoção popular, marcou presença com sua cantoria e homenagem à Senhora Sant’Anna e ao Divino Espirito Santo.