Nesta terça-feira (6), aconteceu em Búzios, a Pré-conferência da Assistência Social com o tema “O SUAS que temos e o SUAS que queremos. O evento foi realizado pela Prefeitura de Búzios por meio das Secretarias de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda e da Pessoa com Deficiência.
Este foi um evento do Eixo 4 – Serviços, Programas e Projetos: Universalização do acesso e integração da oferta dos serviços e direitos no SUAS (Sistema Único da Assistência Social) – que visa tratar sobre a Conferência Municipal que analisará as políticas públicas de Assistência Social e pensar em novas diretrizes para o público buziano. Além disso, o evento também serviu para criar propostas para a Conferência Municipal que acontecerá em 21 de junho.
A palestra foi ministrada pelo psicólogo Maycon Pereira, especializado em inclusão da pessoa com deficiência, e contou com a participação de membros da sociedade civil, servidores das secretarias, da Secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, Joice Costa e do Secretário da Pessoa com Deficiência, Aurélio Barros.
O Secretário Aurélio Barros falou da importância desta pré-conferência para a garantia de direitos da pessoa com deficiência: “A Secretaria do PCD tem está muito honrada de participar desse evento junto com a Secretaria de Desenvolvimento Social, para construção e implementação de políticas públicas de assistência para quem precisa. É sempre importante discutirmos a implementação de programas de assistência a quem mais precisa. Estamos aqui para ouvir e aprender mais para colocarmos em prática os serviços para a população”, pontuou.
A Secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda destacou que é de suma importância o apoio do Estado e da União para aprimorar as políticas de Assistência Social no município: “Búzios conta hoje com três CRAS, um CREAS, um abrigo municipal da criança e do adolescente, serviços de abordagem social para pessoas em situação de rua, Programa de Erradicação de Trabalho Infantil, entre outros. Mas é muito importante que o município também receba repasses para ampliar o alcance desses serviços, uma vez que nosso município tem aumentado bastante em número de pessoas”, disse Joice.