Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

Aumento natural no fluxo do hospital durante outono requer atenção à prevenção de doenças respiratórias em Búzios

Cuidados básicos em casa e a atualização da caderneta de vacina são medidas eficazes de prevenção contra gripes, resfriados e outras enfermidades.

Com a chegada do outono, é comum ocorrer o aumento de doenças respiratórias relacionadas à queda na temperatura. O Hospital Municipal Rodolpho Perissé (HMPR) em Búzios, vem registrando um aumento no fluxo de pessoas, com cerca de 500 a 600 atendimentos diários de pacientes da cidade e região, incluindo crianças com crises respiratórias.

Segundo a diretora do HMP, Priscila Gasparetto, a incidência de doenças respiratórias apresenta um padrão sazonal, com picos bem demarcados durante o outono e inverno. A média de atendimento diário no pronto-socorro da unidade é de 70 crianças, número que, na estiagem, pode dobrar por causa desses casos respiratórios.

Os principais geradores desses problemas são os vírus do tipo sincicial respiratório (VSR), influenza A e B, Para influenza e Adenovírus. Juntos, esses vírus são responsáveis por cerca de 50 a 90% dos casos em crianças. As crianças mais atingidas são as menores de dois anos, com históricos de alergia crônica e de chiado no peito, bem como as que têm histórico familiar de asma. “Elas demandam atendimento médico nas emergências e apresentam pior evolução do quadro respiratório, geralmente com necessidade de hospitalização”, detalha Priscila.

Prevenção

Diante desse cenário, a Secretaria Municipal de Saúde de Búzios alerta para a importância da prevenção e cuidados básicos em casa, como manter a casa arejada e higienizada, adotar uma alimentação balanceada e uma boa hidratação. Além disso, a atualização da caderneta de vacina é fundamental para prevenir gripes, resfriados e outras enfermidades.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica e Ambiental de Búzios, Aline Gomes, enfatiza que “as pessoas não devem deixar de tomar a vacina contra a influenza/gripe anualmente e, agora, a dose de reforço com a bivalente, que previne contra a Covid-19, podendo ser tomada simultaneamente com a da influenza. Os pacientes que já sofrem com doenças respiratórias crônicas não devem abandonar o tratamento, deixando de tomar os medicamentos prescritos pelo médico.

É importante ressaltar que a gripe e o resfriado são infecções causadas pela entrada de vírus no sistema respiratório, podendo causar febre, tosse, dor de garganta, náuseas e falta de apetite. Por ser mais leve, o resfriado não oferece muitos riscos, mas ainda assim é importante procurar auxílio médico para tratá-lo, assim como a gripe que, por sua vez, pode evoluir para um quadro de pneumonia.

Os pais e responsáveis pelas crianças devem adotar medidas de prevenção às infecções respiratórias, como a higiene das mãos com frequência.