Pular para o conteúdo
Gradiente CSS

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

♿ Acessibilidade:
  • Home
  • Uncategorized
  • Ações para a prevenção e diagnostico da sífilis congênita nas Unidades Básicas de Saúde de Búzios durante o ‘Outubro Verde’
closeup pregnant belly. Pregnant woman holding bottle of pills and prescription. Expectant mother reading leaflet before take a tablets. Third trimester. Pregnancy, healthcare, treatment concept

Ações para a prevenção e diagnostico da sífilis congênita nas Unidades Básicas de Saúde de Búzios durante o ‘Outubro Verde’

A campanha da Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, incentiva à procura pelo teste, palestras, diagnóstico e tratamento disponíveis a mães e seus parceiros de segunda a sexta-feira deste mês

O mês de outubro é muito conhecido por ser dedicado a campanha Outubro Rosa, de combate ao câncer de mama. Mas também abriga o “Outubro Verde”, que tem o objetivo de divulgar a importância da prevenção, diagnóstico e controle da sífilis congênita, condição em que a mãe com sífilis não tratada, ou tratada de forma inadequada, transmite a bactéria para o feto durante o parto ou gestação. A doença sexualmente transmissível é curável, com uso de medicação, e a Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, de segunda a sexta-feira, testes rápidos para detectar a doença, palestras sobre prevenção, diagnóstico e tratamento, e rodas de conversas em sala de espera.

A sífilis congênita é uma infecção grave que se não tratada pode causar má-formação do feto, aborto, e até a morte do bebê. A principal forma de prevenção se dá pelo uso de preservativos durante relações sexuais. A gerente de vigilância município, Aline Gomes, reforça a importância da prevenção, já que a sífilis é uma doença infectocontagiosa transmitida principalmente através de relações sexuais desprotegidas, sangue ou matérias sanguíneas, por transmissão vertical da mãe para o filho em qualquer fase da gravidez e por meio da amamentação.

“O diagnóstico é realizado por meio de teste rápido, com uma pequena gota de sangue que obtém resultado em menos de 15 minutos. O tratamento da sífilis é simples, rápido e eficaz quando realizado adequadamente, sendo a gestante tratada juntamente com seu parceiro. Geralmente com apenas uma medicação já se consegue obter a cura em qualquer idade e principalmente ao bebê que ainda está na barriga da mãe.”, explica Aline.

Participam em conjunto na ação, o setor de Vigilância Epidemiológica, o Programa de IST/HIV/Aids/Hepatites Virais, e a Atenção Primária de Saúde do município.

Unidades de saúde de Búzios

• Clínica da Família Olavo da Costa (Vila Verde)

• Unidade Básica de Saúde Arpoador (Arpoador/Cruzeiro)

• Unidade Básica de Saúde Custodio Alves G.A. de Oliveira (Capão)

• Unidade Básica de Saúde Haroldo Francisco Ceravolo (Brava) –

• Unidade Básica de Saúde Antonio Elesbão dos Santos (Rasa)

• UBS Lilson M de Souza (Cem Braça),

• UBS de José Gonçalves (José Gonçalves)

• UBS Benildo Motta (São José)

• UBS Deodorina Leite de Azevedo (Geribá)

• UBS Dr. Paulo Acherman (Ferradura)

• UBS Maria Rosa da Conceição Santiago (Baía Formosa)

Com exceção da UBS Olavo da Costa e Antonio Elesbão dos Santos, em que o horário de atendimento é das 8h às 18h, as demais unidades funcionam das 8h as 17h.

Notícias Relacionadas

Prefeitura de Búzios lança concurso público para área da Educação
Secretaria de Ordem Pública se reúne com trabalhadores da Praia de João Fernandes para reforçar organização e segurança
CRAS de Búzios encerram Colônia de Férias do SCFV com integração, atividades psicossociais e sessão de cinema
Búzios integra calendário unificado do evento Presentes de Iemanjá Rio 2026
Secretaria de Proteção Animal amplia atendimentos e anuncia novas ações para 2026 em Búzios
Coordenadoria LGBTQIAPN+ participa de ação do Janeiro Branco promovida pela Coordenação de Saúde Mental do município

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso