Pular para o conteúdo
Gradiente CSS

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

♿ Acessibilidade:
  • Home
  • Uncategorized
  • Prefeitura de Búzios intensifica o combate à dengue com mutirões com visitação nos bairros
endemias

Prefeitura de Búzios intensifica o combate à dengue com mutirões com visitação nos bairros

Desde a última semana os Agentes de Controle de Endemias intensificam o trabalho de prevenção e combate já realizado durante todo o ano

O trabalho permanente de busca e eliminação de criadouros do mosquito Aedes Aegypti está sendo intensificado desde a última semana pela Prefeitura de Búzios, com o início dos mutirões de vistorias.  O trabalho dos Agentes de Controle de Endemias (A.C.E), por meio de visitas domiciliares diárias, e ações de bloqueio em casos suspeitos, controle de pontos estratégicos, e atendimentos a reclamações, é realizado de segunda a sexta-feira ao longo de todo o ano, mas com os mutirões há um foco maior de ação junto à população, a principal parceira da Secretaria de Saúde no combate à dengue e outras arboviroses.

Divido por zonas, que seguem um cronograma montado a partir dos dados obtidos por meio do índice do levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (Lira) e o Índice de Infestação Predial (IIP), as equipes percorrem bairro por bairro do município, e os agentes visitam todas as casas, com auxílio dos moradores. Os A.C.E vistoriam casas e quintais para identificação de possíveis criadouros do mosquito, realizam coleta, colaboram na eliminação dos focos, e reforçam as orientações de prevenção.

As arboviroses são doenças típicas do período do verão, sendo o maior risco de contaminação entre janeiro e março, com tendência a diminuição no mês de abril. Em Búzios, os casos notificados ficaram abaixo da média, mesmo no período de maior risco. Entre os meses de março e abril, foram registrados apenas 10 casos de arboviroses, mas o índice de infestação na cidade está atualmente em 4,5%, número acima do tolerado pelo Ministério da Saúde, sendo 75% dos focos, encontrados dentro das residências. Os locais de maior incidência são reservatórios de água de geladeira, caixas d’água ligada a rede, vaso sanitário, ralinhos de banheiro e bebedouros de animais, e, principalmente, em bromélias de jardim. Outra questão são os chamados “materiais rolantes”: pneus, pratinho de plantas, tampa de garrafas, tonéis, bacias ou baldes com água de chuva.  Por isso o apoio da população é fundamental.  

A Prefeitura segue intensificando as ações de controle no intuito de impedir a proliferação vetor, comprometidos com a saúde pública, e afinados com o programa nacional de combate ao Aedes aegypti, mantém uma equipe especializada e empenhada no processo durante todo o ano.

Notícias Relacionadas

Prefeitura de Búzios realiza recadastramento obrigatório da Pessoa Idosa entre 12 e 16 de janeiro
Prefeitura de Búzios informa interdição no trânsito da Estrada da Álvaro Elídio Gonçalves próximo ao Quilombo da Rasa para obras de drenagem
Janeiro marca pico da temporada de cruzeiros em Búzios com mais de 76 mil passageiros
Secretaria da Pessoa com Deficiência inicia 2026 em nova sede em Búzios
Prefeitura de Búzios realiza fiscalização ambiental na Via Alternativa
Prefeitura de Búzios se reúne com Prolagos para tratar da falta de água durante o Réveillon

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso