Pular para o conteúdo
Gradiente CSS

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

♿ Acessibilidade:
  • Home
  • Meio Ambiente
  • União entre Búzios, Cabo Frio e IFF pode solucionar lixão da Baia Formosa
WhatsApp-Image-2021-09-14-at-16.42.58

União entre Búzios, Cabo Frio e IFF pode solucionar lixão da Baia Formosa

O secretário do Ambiente, Pesca e Urbanismo, Evanildo Nascimento, participará de uma reunião hoje (15), às 16h, no Instituto Federal Fluminense (IFF) com o Secretário do Ambiente de Cabo Frio, Juarez Lopes e com o Coordenador e Profº do IFF, Vitor Assunção, para formalizar o início dos estudos para remediação do, já desativado, vazadouro/lixão da Baía Formosa.

Essa parceria vai diagnosticar quais são os contaminantes predominantes na região e qual a forma mais adequada de remediação do vazadouro (nome técnico). Em outras palavras, busca-se equacionar o passivo ambiental do referido lixão. Cabe ressaltar que, em termos gerais, pela decomposição de seus resíduos, um vazadouro, representa inúmeros riscos de contaminação, como por exemplo, dos mananciais adjacentes, pela percolação do chorume no subsolo e lençol freático, pela contaminação do ambiente atmosférico, devido ao espalhamento de microlixo pela ação do vento e espalhamento de gases decorrentes da decomposição do material, afetando áreas residenciais nas redondezas.

De acordo com o secretário da Pasta, Evanildo Nascimento, essa união é um fato muito relevante, pois abre precedente para a Prefeitura trabalhar em parceria com a Universidade, de forma voluntária.

Além disso, em termos técnicos e institucionais trata-se de um fato bastante relevante.

Tecnicamente é de extrema relevância ambiental, conforme explicitado acima, além de pontuar de forma bastante significativa no ICMS Ecológico, pois apenas cerca de três municípios do estado do Rio de Janeiro estão trabalhando remediação de vazadouros em seus territórios, item este que representa sozinho 5% de todos recurso oriundo do imposto ecológico.

Soma-se que, institucionalmente, representa uma consolidação do trabalho ambiental conjunto entre os dois municípios, abrindo perspectivas para novas ações conjuntas e cooperação no atual complexo cenário regional, visando ações de sustentabilidade e recuperação de áreas degradadas.

Notícias Relacionadas

Prefeitura de Búzios realiza formatura da Guarda Mirim nesta sexta e sábado no INEFI
Búzios encerra Circuito Brasileiro de Bodyboarding 2025 com grandes performances e ações sociais no Parafina Festival
Búzios realiza III Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência nesta quarta-feira
Secretário de Búzios reforça parceria institucional em visita a Villa Carlos Paz, na Argentina
Búzios avança no enfrentamento à violência com criação do CRHomen
Búzios participa do VI Workshop Geoparque Costões e Lagunas e apresenta ações de qualificação

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso