O primeiro dia do Seminário sobre Consciência Negra, que acontece no Cine-Teatro da Rasa, em Búzios, foi marcado por muito conhecimento e debate.
Na programação, foi realizada uma palestra com a vereadora Ana Paula stalbalk, que mora há 25 anos na Suécia. Ela falou sobre o empoderamento da mulher negra e de como todas devem lutar por seu espaço.
A professora Marta da Costa também esteve no evento representando o Quilombola da Rasa. Marta falou sobre a importância do negro na construção da história de Búzios e a importância do trabalho de conscientização dos próprios moradores. “Não somos descendentes de escravos e sim de um povo que foi escravizado. Esse olhar que temos que ter”, frisou a professora.
Ainda no primeiro dia do evento, os participantes puderam assistir uma apresentação de jongo, Visitar Stands de Artesanato Quilombola, dentre outras atividades em celebração a Consciência Negra.
O evento continua nesta quinta-feira (07). A atividade realizada pela Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, é um dos mecanismos criados pelo município para combater o racismo, além de reforçar a conscientização da importância da reparação da igualdade étnica, a valorização das expressões culturais afro-brasileiras, destacando a participação das comunidades quilombolas em Búzios.
Confira a programação do 2º dia do Seminário
08h – Recepção
09h – Abertura – Valorização das Comunidades Quilombolas
Elizabeth Fernandes – Representante da Comunidade Quilombola da Baia Formosa
09h30 – Religiões de matriz africana: “ tensões e diálogos contemporâneos.”
Profº. Drº Janderson Bax. Possui graduação em História. Mestrado e Doutorado em Ciências Sociais pela PUC- RIO
10h30 – Currículo enviesado pela questão etnicorracial: racismo na escola.
Prof. Drº Jalber Luiz da Silva (PPGEDUC-UFRRJ)