2º Mutirão de Cirurgia de Tumores Cutâneos em Búzios

Com filas zeradas desde o ano passado, o objetivo do mutirão é colaborar com a manutenção do fluxo destes procedimentos no município

Pela segunda vez em Búzios, uma parceria entre a Prefeitura de Búzios com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (ABCP), realizará no dia 11 de abril mutirão de cirurgia para a retirada de tumores cutâneos no Hospital Municipal Rodolpho Perissé (HMRP). No ano passado esse mutirão abriu as ações da Secretaria Municipal de Saúde que levaram o município a zerar filas de espera para procedimento cirúrgicos no município.

Desta vez o objetivo é atender pacientes que já estavam na lista aguardando a cirurgia, além de adiantar procedimentos que já estavam agendados, colaborando na manutenção do fluxo destes atendimentos no HMRP.

A cirurgia cutânea consiste na retirada (parcial ou total) de lesões de pele (benignas ou malignas), respeitando as características da patologia a que está acometido cada paciente e buscando o melhor resultado estético-funcional possível.  O secretário de Saúde, Leônidas Heringer, explica que é muito importante ações como essa no município.

“Batemos recordes de cirurgias em 2022, zerando filas, adquiridas de gestões passadas, e tudo começou com mutirões como esse. Há uma incidência considerável dessas patologias na população, por ser uma área litorânea, onde acontece naturalmente uma maior exposição ao sol, e a colaboração da SBCP é fundamental”, disse.

A SBCP é uma entidade com mais de 6500 médicos cirurgiões plásticos, para o mutirão estão confirmados 10 profissionais associados. Atualmente, com sua sede no estado do Rio de Janeiro, há 18 anos promove a Jornada de Búzios, onde cirurgiões plásticos têm oportunidade de aprender e discutir as novidades da sua área de especialização.

“A Secretaria de Saúde está dando todo o apoio necessário. É muito importante colaborar com a diminuição das filas no SUS da Região dos Lagos”, comentou Leandro Pereira, presidente da SBCP.