TTUR

Acesso Búzios

NFS-e

IPTU

Protocolo

Diário Oficial

Transparência

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

2ª Conferência Municipal do Meio Ambiente de Búzios traça metas e elege Delegados para representar o município na Conferência Estadual de 2025

A 2ª Conferência Municipal do Meio Ambiente de Búzios, realizada nos dias 19 e 20 de dezembro, no Hotel Atlantico Búzios, pela Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria do Ambiente e Urbanismo, traçou dez (10) importantes metas para a cidade nos âmbitos Municipais, Estaduais e Federais. Também foram eleitos, seguindo os parâmetros do Governo Federal, dois (02) delegados e uma suplente para representar o município na Conferência Estadual que será realizada em Março de 2025.

A abertura do evento, contou com a presença do prefeito Alexandre Martins e demais autoridades municipais, além do representante de Ministério Público Federal (MPF), Leandro Mitidieri. No segundo dia, o representando do Ministério Público Estadual, Dr. Vinicius Lameira, também palestrou sobre os objetivos dele na área ambiental de Búzios.

Com o tema “Emergência Climática e o Desafio da Transformação Ecológica”, abordando cinco (05) eixos temáticos: Mitigação Ambiental; Adaptação e preparação para desastres; Justiça Climática; Transformação Ecológica e Governança e Educação Ambiental. Dentre esses eixos e após amplo debates entre os palestrantes com engajamento admirável de Caiçaras, Quilombolas, Marisqueiras Sociedade Civil e da Equipe da Secretaria do Ambiente e Urbanismo responsável pela  organização do evento, cada eixo definiu duas(02) metas , num total de 10 propostas ambientais para o município, além da escolha das Delegadas.

O secretário da Pasta, Evanildo Nascimento, destacou a luta que tem no dia a dia, nas questões ambientais da cidade. “Realizamos um trabalho técnico, por isso, hoje Búzios desponta com três praias Bandeiras Azuis, acredito que vamos chegar lá nas cinco, sendo o primeiro município do Brasil a ter mais praias Bandeiras Azuis. Hoje há responsabilidade e gestão ambiental de fato, e foi lançado um padrão muito elevado de política ambiental para Búzios nessa gestão, como pode ser comprovado pelos dados. hoje nossas praias têm sistema com biodigestor, tem tratamento, fazemos a manutenção. É muito importante criticar, mas com responsabilidade. Nós não somos perfeitos, vamos cometer e cometemos vários erros ao longo dos 4 anos, mas com certeza não houve, na história de Búzios, uma gestão com tanta responsabilidade com a questão ambiental. Agradeço ao prefeito, até o dia 31, esse secretário está aqui, a frente, jamais deixando que alguma denúncia ou alguma coisa, deixe de ser atendida. Muitas vezes humanamente não foi possível, realmente é um grande desafio ser secretário nessa cidade, principalmente acumulando tanta coisa que acumulamos aqui, mas eu fecho essa gestão com muita alegria de poder hoje oferecer a essa cidade um Canal de discussão como esse.”

No final do evento, o representante e palestrante da Org Defensores do Planeta, Professor Mauro Pereira, estendeu a Bandeira dos ODS em honra ao fato de Búzios ter conquistado o prêmio da ONU-Habitat nas ODSs  6 e 14.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso