Secretarias de Búzios se reúnem para definir programação do Evento Mares Limpos

Secretarias de Búzios se reúnem para definir programação do Evento Mares Limpos

Aconteceu nesta terça-feira (17), no Espaço Cultural Zanine, a última reunião para definir a programação do evento “Mutirão Clean Seas ONU Meio Ambiente Combate ao lixo no mar” na praia de Tucuns. No encontro estiveram presentes representantes das secretarias de Defesa Civil, Turismo Cultura e Patrimônio Histórico, Educação Ciência e Tecnologia, Meio Ambiente, Guarda Vidas e Associação Pirata do Lixo.

A reunião serviu para definir os últimos ajustes para o evento que vai acontecer na praia de Tucuns, no próximo sábado (21). O Projeto que está na fase piloto do Programa Bandeira Azul é uma iniciativa do Clean Seas ONU Meio Ambiente e está sendo organizado pelo Instituto Escola do Mar com o apoio da Prefeitura de Búzios, através das Secretarias de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico; Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia; Secretaria de Meio Ambiente; Secretaria de Segurança Pública; Secretaria de Serviços Públicos; Defesa Civil e do Ministério do Meio Ambiente.

Na Praia de Tucuns, uma tenda será montada, na qual os voluntários irão se concentrar, a partir das 9h. No local, os participantes receberão as orientações e o material necessário para a ação ambiental, além disso, também terão acesso à água e frutas para hidratação. A orientação é para que os voluntários levem seus próprios copos ou garrafas para abastecimento de água, evitando o acumulo de mais lixo.

Ao retornarem da coleta, crianças e interessados serão convidadas a participar da Clinica de Educação Ambiental. A atividade de perguntas e respostas criadas pelo Programa Bandeira Azul para preservação dos mares será realizada por professores de ciências ou biologia. Eles utilizaram as perguntas para reforçar o entendimento sobre como os animais marinhos são afetados pelos resíduos sólidos encontrados na beira mar e na areia da praia.

No final do evento, todo o material recolhido passará por uma triagem, onde será contabilizada a quantidade de cada item encontrado. Ao término dessa triagem, todo material será recolhido por uma Cooperativa de catadores de lixo.

O evento também conta com o apoio da Ordem Pública, Defesa Civil, Guarda-Vidas, Guarda Marítima e Ambiental, Alunos das Escolas de Búzios, Comunidade Surfista, Colônia de Pescadores; Guarda Mirim, Escoteiros da Cidade, ONGs da Cidade, Cruz Vermelha, entre outros.

Comentários do Facebook
FECHAR ACESSIBIILIDADE