Prefeitura e Quilombo Baía Formosa realizam o primeiro tour histórico com turistas de cruzeiros
Por Ascom em 07/03/2019

Com muita emoção aconteceu o primeiro tour pela rota quilombola realizado por turistas estrangeiros, 28 passageiros americanos do Navio Celebrity Eclipse, que estiveram na cidade nesta quarta-feira (6).

Uma parceria entre a Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico, e a Comunidade Remanescente do Quilombo de Baía Formosa proporcionou o passeio, que gerou fundos para a associação através da compra de ingresso para o tour e pela venda de artesanato tradicional.

Em duas vans os turistas, que saíram do Píer do Centro, passaram pela Orla Bardot, Costão de João Fernandes, Mirantes, Ferradura, Parada no Porto da Barra, Mangue de Pedra, Praça Quilombola, Sede do Quilombo de Baía Formosa.

Acompanhados por lideres do quilombo, e uma interprete, os turistas participaram de apresentação de ciranda, experimentaram comidas tradicionais e frutas nativas, roda de conversar sobe a história e o resgate das tradições quilombolas, além de visitarem pontos de interesse ecológico.

Bethe, presidente da associação, comemorou emocionada sobre esse primeiro encontro e a importância para o fortalecimento cultural e também econômico do quilombo.