Pular para o conteúdo
Gradiente CSS

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

♿ Acessibilidade:
  • Home
  • Uncategorized
  • UBS de Cem Braças, em Búzios, atende mais de 6 mil pessoas após implantação do horário estendido
UBS no bairro Cem Braças - Ronald Pantoja

UBS de Cem Braças, em Búzios, atende mais de 6 mil pessoas após implantação do horário estendido

Ampliação da carga horária de atendimentos médicos faz parte do Programa Saúde na Hora, que está em funcionamento desde 2021, e já foi expandido para outras duas unidades do município

A Unidade Básica de Saúde Lilson M. de Souza, no bairro Cem Braças, em Búzios, trabalha com horário de atendimento médico estendido desde agosto de 2021, quando a Secretaria de Saúde aderiu ao Programa Saúde na Hora, do Ministério da Saúde. Atualmente, o funcionamento é das 7h às 19h, duas horas a mais que antes da iniciativa. Desde então já foram atendidas 6.211 pessoas na unidade, sendo 4.004 a mais comparando com um ano anterior ao projeto, quando foram atendidas 2.207 pessoas. Como a iniciativa deu certo, outras duas unidades também foram contempladas: a UBS Antonio Elesbão dos Santos, bairro Rasa, e a Clínica da Família Olavo da Costa, Vila Verde, ambas já em funcionamento.

Só na UBS de Cem Braças os atendimentos individuais passaram de 660 para 1.439; os odontológicos foram de 151 para 316; procedimentos individuais passaram de 436 para 2.413; e as visitas domiciliares 960 para 2.043. Com atendimentos de segunda-feira a sexta-feira, divididos em 3 turnos; manhã, tarde e noite, cada um dos postos disponibiliza 8 vagas e mais duas extras para emergências. Para realização deste atendimento são precisas duas equipes médicas realizando um revezamento para o atendimento.

Para o secretário de Saúde, Leônidas Heringer, o horário estendido é muito importante para o perfil dinâmico dos bairros de Búzios, onde seu morador tem horários diferenciados de trabalho.

“O trabalhador consegue ser atendido à noite e também no seu horário de almoço. É um ganho muito grande para a população. O objetivo da gestão Alexandre Martins é este: garantir aos munícipes o direito integral a saúde”, explicou o secretário.

Por meio do Programa Saúde Na Hora, a população tem acesso a atendimentos voltados para a saúde preventiva do idoso, da criança, do homem e da mulher, mas também marcação de exames e consultas médicas para diversas especialidades, além de pré-natal, preventivo, eletrocardiograma, teste rápido de HIV e sífilis, e o hiperdia, que tem por objetivo cadastrar e acompanhar todos os pacientes hipertensos e diabéticos. O serviço ampliado também é voltado para visitas domiciliares, apresentando também ganho na qualidade do atendimento da população.

O Programa foi lançado pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (Saps/MS) em maio de 2019 e passou por atualizações com a publicação da Portaria nº 397/GM/MS, de 16 de março de 2020, e viabiliza o custeio aos municípios brasileiros para implantação do horário estendido de funcionamento das Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Notícias Relacionadas

Empresa do ramo atacadista realizará processo seletivo em três dias na Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda de Búzios
Rua das Pedras recebe o 3º Búzios Old School Vintage a partir desta quinta-feira
Búzios receberá 20 navios de cruzeiro em dezembro e prevê impacto de quase R$ 30 milhões na economia local
Búzios forma novos guarda-vidas para reforçar a segurança nas praias em 2026
Prefeitura de Búzios divulga resultado preliminar das eleições para as Equipes Diretivas das escolas municipais
Prefeitura de Búzios realiza mutirão de limpeza na Rua Praia de João Fernandes

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso