Terceira Limpeza no Fundo do Mar em Búzios recolhe mais de duas toneladas de lixo

Nesta quinta-feira (08), a Colônia dos Pescadores de Búzios-Z23 em parceria com a Prefeitura de Búzios, por meio das secretarias do Ambiente e Urbanismo; Pesca, Agricultura e Esportes Náuticos; Serviços Públicos e Turismo, além das coordenadorias de Comunicação, Guarda-vidas e Guarda Municipal Ambiental realizou a terceira Limpeza do Fundo do Mar, nas praias do Canto, Armação e Ossos.

De acordo com os organizadores, o lixo que ninguém vê, contabilizou mais de duas (02) toneladas, entre, pneus, garrafas e madeiras, além de plásticos. A ação deste ano contou com mais 40 voluntários, entre pescadores, mergulhadores e equipes das secretarias envolvidas.

Na ocasião, o prefeito Alexandre Martins, participou da ação e agradeceu a participação dos voluntários: “Hoje é Dia dos Oceanos, é uma alegria participar desta ação na semana do meio ambiente e ver a participação voluntária da Sociedade Civil. Quero agradecer a todos e pedir que ajudem a proteger nosso ambiente. Não jogue lixo no mar, não joguem lixo nas ruas, vamos manter nosso ambiente limpo”.

A bióloga e educadora ambiental, Joice, também participou da ação como voluntária e contou o quão feliz estava em participar desta ação: “É incrível a quantidade de animais que conseguimos recuperar. Eles acabam fazendo do lixo um habitat natural e isso não é normal, então ajude a limpar as praias, ensinem as crianças a inserir neste contexto, pois elas são a geração do futuro”.

O secretário de Ambiente e Urbanismo, Evanildo Nascimento, também participou da ação e parabenizou a Colônia dos Pescadores de Búzios- Z23, pela iniciativa.

“Na Semana Mundial do Meio Ambiente, a Limpeza do Fundo do Mar em Búzios, já é um marco no município. A Colônia dos Pescadores de Búzios-Z23, através do Presidente Dominique e do mergulhador Jairinho foram os idealizadores da ação. Eles fazem um brilhante trabalho de conscientização com nossos pescadores. Estamos fazendo uma triagem com a participação dos nossos biólogos e voluntários, das vidas, que vêm junto com esses resíduos para serem devolvidos ao mar, no seu habitat natural. Existem muitas pessoas, que de forma inconsciente, que não tem essa educação ambiental, ainda lançam resíduos ao mar. Muitas ações educativas ambientais serão realizadas no município”, afirmou o secretário.

Em Búzios, as ações relacionadas ao meio ambiente a cada edição, atraem mais adeptos. Este ano, o evento contou com mais de 100 participantes, entre crianças e adultos. Também contou com a participação de três patrocinadores: Aquário Marinho de Búzios, Loteamento Balneário Búzios e Gráfica Up Comunicação.