Imagem: Matheus Coutinho
A chegada de transatlânticos promete aquecer a economia de Búzios, com expectativa de crescimento de receitas locais e empregos temporários.
A temporada de transatlânticos em Búzios já está em pleno curso, com o luxuoso navio Scenic Eclipse inaugurando as atividades no último sábado (28). Nesta terça-feira (31), é a vez do MSC Preziosa, com seus impressionantes 4.365 tripulantes, aportar no Porto Veleiro. A temporada de cruzeiros 2023/2024 se estende até abril, e trará mais de 300 mil cruzeiristas em 106 escalas divididas entre o Píer da Armação e o Porto Veleiro.
De acordo com a pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), 80% desses cruzeiristas demonstram interesse em retornar para se hospedar em Búzios, fortalecendo a parceria entre a Secretaria de Turismo e o Convention Bureau. Além disso, o secretário municipal de turismo, Cristiano Marques, em reunião na Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA), em Brasília, reivindicou pernoites de alguns cruzeiros, o que está em análise. De acordo com um estudo da Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros em parceria com a FGV, os turistas desembolsam valores que variam de R$ 605 a R$ 770 com alimentação, bebidas, presentes e passeios, trazendo benefícios econômicos palpáveis para a cidade de Búzios, como o aumento significativo nas receitas do comércio local e a criação de empregos temporários.
“Esta temporada promete ser uma oportunidade única para visitantes explorarem o litoral brasileiro e para a comunidade local desfrutar dos benefícios econômicos gerados por essa atividade turística”, reflete o secretário.