Pular para o conteúdo
Gradiente CSS

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

♿ Acessibilidade:
WhatsApp Image 2024-02-07 at 17.05.07

Sonho de 20 anos: Lagoa de Geribá começa transformação

A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria do Ambiente e Urbanismo, na última terça-feira (06), assinou o contrato da empresa responsável que iniciará a execução das obras no Parque Lagoa de Geribá.

Após mais de duas décadas de espera, um antigo anseio da comunidade finalmente se torna realidade com o lançamento do projeto de intervenção ambiental e urbanística. Sob a gestão atual, essa iniciativa audaciosa ganhou impulso, demonstrando o compromisso das autoridades em transformar projetos em ações concretas. De acordo com o Secretário do Ambiente e Urbanismo, Evanildo Nascimento, foi feito um trabalho em equipe: “Desde o início da gestão trabalhamos juntos com o prefeito para que fossem feitos os repasses ao Fundo do Meio Ambiente, e que hoje possibilita através de superávit a realização desta importante obra que deixará um legado para nossa cidade. ”, concluiu.

Urbanismos e sustentabilidade

A princípio a execução da infraestrutura do Parque Lagoa de Geribá está dividida em duas etapas, sendo a primeira já licitada: execução da ciclovia, deck e mirante com espaço para contemplação ideal para família. No segundo momento serão executados os espaços de lazer e convívio público, como as praças e quiosques, visando proporcionar aos cidadão e visitantes um ambiente harmonioso e propício ao bem-estar.

O projeto ambiental está centrado no cuidado e preservação da lagoa, com medidas de tratamento e intervenção que visam restaurar sua saúde e biodiversidade e que trará estruturação de trilhas, biorremediação da água e replantio em áreas degradadas. Por outro lado, o projeto urbanístico também almeja transformar a região em um local de lazer e contemplação da natureza. A inclusão de uma passarela com aproximadamente 750 metros lineares, pontos de descanso e áreas para a prática de esportes, quiosques, playground com acessibilidade e infraestrutura.

Mobilidade

O impacto desse projeto transcende o âmbito local, pois a lagoa revitalizada está destinada a se tornar um ponto turístico de destaque na região, servindo como um elo entre os bairros vizinhos Geribá e Manguinhos, ligando a Praia de Manguinhos e o bairro de Geribá. A expectativa é que essa intervenção não apenas beneficie a comunidade local, mas também atraia visitantes de toda parte, promovendo o turismo sustentável e um ambiente agradável transformando Búzios para melhor.

Imagem: Gonzalo Arselli

Notícias Relacionadas

Rua das Pedras recebe o 3º Búzios Old School Vintage a partir desta quinta-feira
Búzios receberá 20 navios de cruzeiro em dezembro e prevê impacto de quase R$ 30 milhões na economia local
Búzios forma novos guarda-vidas para reforçar a segurança nas praias em 2026
Prefeitura de Búzios divulga resultado preliminar das eleições para as Equipes Diretivas das escolas municipais
Prefeitura de Búzios realiza mutirão de limpeza na Rua Praia de João Fernandes
Prefeitura de Búzios age rapidamente após forte chuva desta terça-feira

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso