Pular para o conteúdo
Gradiente CSS

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

♿ Acessibilidade:
  • Home
  • Clima e Sustentabilidade
  • Secretário de Clima e Sustentabilidade de Búzios participa de seminário regional sobre combate ao lixo nas águas
WhatsApp Image 2025-10-10 at 13.39.32

Secretário de Clima e Sustentabilidade de Búzios participa de seminário regional sobre combate ao lixo nas águas

Nesta quinta-feira (09), o secretário do Clima e Sustentabilidade de Búzios, Evanildo Nascimento, participou como convidado da mesa redonda do 2º Seminário Regional de Prevenção e Combate ao Lixo nas Águas, promovido pela Prolagos em parceria com o Programa Blue Keepers, que integra a Plataforma de Ação pela Água e Oceano do Pacto Global – Rede Brasil, no Hotel Atlântico. O evento integra a programação paralela do CIRS Búzios 2025 e reuniu representantes do poder público, iniciativa privada, organizações não-governamentais, pesquisadores e membros da comunidade acadêmica.

Durante sua apresentação, o secretário destacou a importância do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 14 – Vida na Água, que propõe a conservação e o uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos. Evanildo apresentou os programas ambientais em andamento no município, como o Bandeira Azul, EcoTrail, Educação Climática-Ambiental, Reflorestamento, Limpeza de Ambientes Sensíveis e Gestão de Unidades de Conservação da Natureza.

Segundo o secretário, essas ações refletem o compromisso de Búzios com a sustentabilidade e contribuem diretamente para a redução do lixo nos corpos hídricos e a preservação dos ecossistemas marinhos e costeiros. Ele ressaltou ainda que o município se destaca como referência ambiental na Região dos Lagos, promovendo políticas públicas alinhadas às agendas climáticas globais.

O seminário teve como objetivo ampliar o diálogo entre diferentes setores da sociedade sobre a proteção dos recursos hídricos, reforçando a importância da cooperação entre governos, empresas, academia e sociedade civil na construção de soluções sustentáveis para os desafios ambientais da região. A iniciativa está alinhada com a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, que compreende o período entre 2021 e 2030.

O Programa Blue Keepers integra a Plataforma de Ação pela Água e Oceano do Pacto Global – Rede Brasil. Seu objetivo é mobilizar recursos e engajar empresas, governos e sociedade no combate à poluição crônica do oceano e bacias hidrográficas por resíduos sólidos, notadamente plásticos, por meio de ações preventivas e corretivas, em concordância com o ODS 14 (Vida na água) e a Agenda 2030. ​

Notícias Relacionadas

Show de Fernandinho reúne milhares de fiéis na Praça da Tia Uia em comemoração aos 30 anos de Búzios
Prefeito Alexandre Martins abre as comemorações dos 30 anos de Búzios com show de Matheus & Kauan na Rasa
Búzios realiza o II Fórum Mulheres e Negócios, com presença da primeira-dama do Estado e da secretária do Estado da Mulher
Prefeito Alexandre Martins se reúne com forças de segurança para definir esquema de segurança dos shows de aniversário de 30 anos de Búzios
 Secretária da Mulher de Búzios e equipe do CEAM recebem diploma de capacitação na primeira turma do Programa Capacit Mulher 2025 do Governo do Estado
Secretaria da Pesca e Associação dos Pescadores de Búzios participam de reunião de alinhamento com a FIPERJ para o desenvolvimento da pesca e da aquicultura no município

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso