Portal da Mulher

Acesso Búzios

NFS-e

IPTU

Protocolo

Diário Oficial

Transparência

Gradiente CSS

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

♿ Acessibilidade:

Secretarias de Desenvolvimento Social e de Cultura alinham parceria para fomentar a cultura em Búzios

Nesta quinta-feira (14), a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda recebeu o secretário de Cultura e Patrimônio Histórico, Alan Câmara, e Ileandro Araújo, da Búzios Film Commission, para alinhar ações conjuntas entre as duas pastas. A Búzios Film Commission é o setor responsável por receber e coordenar demandas de audiovisual no município, incluindo produções de cinema e outras manifestações do setor audiovisual, e também atua na qualificação de artistas, agentes culturais e produtores locais para que possam participar de editais e produções que chegam à cidade.

A reunião teve como principal objetivo a construção de uma parceria para promover capacitação às pessoas das áreas de maior vulnerabilidade social do município. A proposta é prepará-las para atuar em diferentes funções dentro do setor audiovisual, como assistente de produção, assistente de iluminação, além de fomentar iniciativas como produção de curtas, documentários e podcasts. A intenção é incluir os jovens e artistas locais que já produzem conteúdo no ambiente digital, mas que não participaram de editais anteriores, ampliando suas oportunidades de atuação e garantindo que mais pessoas sejam contempladas em futuras seleções.

Búzios tem se destacado como cenário de grandes produções audiovisuais, como o filme Mil Homens, com Rodrigo Santoro, cotado para o Oscar, e a produção sobre a história de Ângela Diniz, realizada pela HBO. Atualmente, outras produções estão sendo gravadas na cidade. A expectativa é que a capacitação possibilite que artistas, produtores e agentes culturais locais participem desses projetos, fortalecendo a economia criativa do município e garantindo a contrapartida de mão de obra local nas produções.

Durante o encontro, também foram discutidas formas de reforçar a parceria entre as secretarias e incluir atividades culturais em programas de incentivo à cultura, promovendo aprendizado e oportunidades para todos os participantes, independentemente da região do município.

A reunião reforçou a importância de fortalecer a articulação entre cultura e assistência social, criando caminhos para que todas as pessoas das áreas de maior vulnerabilidade possam desenvolver seus talentos e ter acesso às oportunidades oferecidas pelo setor cultural.

A secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, Josiani Meira, destacou que a aproximação entre as áreas é estratégica para o desenvolvimento social do município. “Quando unimos cultura e assistência social, criamos caminhos para transformar vidas, levando conhecimento, arte e oportunidades a quem mais precisa”, ressaltou.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso