Secretária do Desenvolvimento Trabalho e Renda de Búzios visita projetos sociais na Baixada Fluminense

Nesta terça-feira (30) a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda de Búzios, Joice Costa, foi até Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, com técnicos e coordenadores da secretaria, para conhecerem alguns projetos sociais da Secretaria de Assistência Social daquele município.

Na ocasião, a equipe foi recebida pela secretária da Pasta e presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Rio de Janeiro (COEGEMAS), Elaine Medeiros. Dentre os projetos apresentados, destacam-se:

O PIPAS (Primeira Infância Protegida da Assistência Social), desenvolvido pela Secretaria e baseado no Programa Criança Feliz, do Governo Federal. Por meio dele, os integrantes do projeto fazem visitas domiciliares e ajudam no desenvolvimento de crianças de zero a 6 anos de idade, que vivem em situação de violência, vulnerabilidade, pobreza e extrema pobreza, promovendo também o fortalecimento de vínculo entre elas e seus criadores.

Outro projeto visitado foi a Casa da Juventude Iguaçuana, idealizada para ser um espaço de incentivo à construção de projetos de vida e protagonismo jovem por meio de acesso à arte e cultura, desenvolvimento de habilidades, qualificação profissional e empreendedorismo. A Casa oferece oficinas de grafite, DJ, dança, teatro, artesanato, mundo digital corporativo, empreendedorismo e comunicação e marketing digital para redes sociais. Cada uma das atividades tem a capacidade de atender até 30 jovens de 15 a 29 anos.

Por fim a equipe de Búzios visitou o Espaço Municipal da Terceira Idade que oferece diversas atividades aos idosos daquele município.

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, por meio da secretária Joice Costa, externa os mais sinceros agradecimentos à secretária de Assistência Social de Nova Iguaçu, Elaine Medeiros pela hospitalidade e, que além de ser uma excelente gestora, também atua a frente do COEGEMAS/RJ de uma forma empoderada e articulada, onde conseguiu envolver diversos municípios para debates e fortalecimento da Assistência Social no Estado.