Na última quinta-feira (7), a Secretaria do Ambiente e Urbanismo realizou um plantão especial a fim de atender os anseios da população e atuar na proteção do meio ambiente na cidade.
No gabinete, o Secretário da pasta, Evanildo Nascimento, ficou responsável por analisar dezenas de processos administrativos da Secretaria do Ambiente e Urbanismo. “Nosso compromisso em fazer a máquina pública avançar e continuar firme, desde o primeiro dia que entramos e faremos o máximo para cumprir nosso dever como servidores do município” concluiu.
Uma operação em conjunto com a Secretaria do Ambiente e Urbanismo, Secretaria de Ordem Pública sobre um animal da família dos Pinípedes encontrado sem vida na praia dos Amores. Um exame de necropsia foi realizado no espécime para determinar sua identificação correta. Uma ONG foi responsável pela coleta de dados do animal, que teve a ossada recuperada e posteriormente passará por exame de DNA para que os institutos de pesquisa tenham elementos para estudos. Após os procedimentos, o espécime foi enterrado na praia onde foi encontrado.
Outras equipes da Secretaria trabalharam em outras áreas neste feriado. As Fiscalizações Ambiental e Urbanística seguiram atendendo denúncias da população e fazendo vistorias pela cidade.
Ocorreu uma ação conjunta entre a Marinha do Brasil e a Prefeitura, através da Secretaria do Ambiente e Urbanismo com foco no ordenamento marítimo, visando um posterior convênio entre a Marinha e a prefeitura. Foram realizadas abordagens em embarcações pesqueiras, lanchas e jet-ski. A operação teve objetivo de verificação de documentos, monitoramento de área de banhistas e excesso de velocidade. Além de fazer rondas nas unidades de conservação marinhas, monitorando os núcleos dos Parques dos Corais e percorrendo a APA Marinha.