Pular para o conteúdo
Gradiente CSS

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

♿ Acessibilidade:
  • Home
  • Ambiente e Urbanismo
  • Secretaria do Ambiente de Búzios realiza visita à Marinha do Brasil para inserir Unidades de Conservação Marinhas na Carta Náutica Nacional
Imagem do WhatsApp de 2025-04-09 à(s) 13.32.23_22a61aae

Secretaria do Ambiente de Búzios realiza visita à Marinha do Brasil para inserir Unidades de Conservação Marinhas na Carta Náutica Nacional

A Secretaria do Ambiente e Urbanismo de Búzios deu um passo importante na preservação ambiental e no fortalecimento do turismo sustentável. Nesta quarta-feira (09), representantes da secretaria realizaram uma visita à Marinha, em Cabo Frio, com o objetivo de inserir as unidades de conservação marinhas da região na carta náutica do país. O presidente da Colônia dos Pescadores Z23 de Búzios, Dominique Souza, também participou da visita.

Durante a visita, foi discutida a inclusão das áreas de preservação no mapeamento oficial, ferramenta essencial para a navegação segura e responsável nas águas brasileiras. A ação visa não apenas proteger os ecossistemas marinhos, mas também garantir que os navegantes tenham acesso a informações precisas sobre áreas sensíveis, promovendo a conscientização ambiental.

A proposta é que as unidades de conservação marinhas, Parque dos Corais, APA da Pesca Artesanal e APA Marinha de Búzios, sejam oficialmente integradas à carta náutica. Esse mapeamento permitirá um monitoramento mais eficiente e seguro dessas regiões, além de contribuir para o desenvolvimento de práticas mais sustentáveis nos setores náutico e turístico.

De acordo com o coordenador das Unidades de Conservação Marinhas de Búzios, Bernardo Corty, quando uma unidade de conservação está na carta náutica, os navegantes já sabem qual o grau de proteção, quais atividades são proibidas e quais são permitidas: “Isso será um grande ganho para nossas unidades de conservação localizadas em ambiente marinho.”

Com a colaboração entre a Marinha do Brasil e a Secretaria do Ambiente, o município busca preservar a rica biodiversidade marinha e fortalecer o comprometimento com o meio ambiente para as gerações futuras.

Notícias Relacionadas

Rua das Pedras recebe o 3º Búzios Old School Vintage a partir desta quinta-feira
Búzios receberá 20 navios de cruzeiro em dezembro e prevê impacto de quase R$ 30 milhões na economia local
Búzios forma novos guarda-vidas para reforçar a segurança nas praias em 2026
Prefeitura de Búzios divulga resultado preliminar das eleições para as Equipes Diretivas das escolas municipais
Prefeitura de Búzios realiza mutirão de limpeza na Rua Praia de João Fernandes
Prefeitura de Búzios age rapidamente após forte chuva desta terça-feira

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso