Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

Secretaria de Saúde de Búzios zera fila de espera para cirurgias ginecológicas laparotômicas

A Secretaria Municipal de Saúde de Búzios anuncia que a fila de espera para cirurgias ginecológicas abertas foi totalmente zerada. Todas as pacientes que necessitam de procedimentos cirúrgicos já estão com as operações agendadas, garantindo um atendimento mais ágil e eficiente.

Nos últimos 12 meses, foram realizadas cerca de 400 cirurgias ginecológicas no município, incluindo laqueaduras por vídeo e outros procedimentos. Esse número representa um marco importante para a saúde pública local, que antes enfrentava um tempo médio de espera de 8 a 10 meses para esses procedimentos. Segundo o secretário de Saúde, Leonidas Heringer, a reorganização dos serviços foi determinante para a redução das filas: “Implementamos um dia a mais de cirurgias por semana, passamos a realizar laqueaduras por vídeo e laparoscopia, o que nos permitiu ampliar o atendimento e reduzir drasticamente o tempo de espera”.

Entre os fatores que contribuíram para esse avanço, destaca-se a ampliação da capacidade cirúrgica e a introdução de novas tecnologias, como a laparoscopia. “Hoje, se uma paciente precisa de cirurgia ginecológica, conseguimos agendar para a semana seguinte, exceto as laqueaduras, que estão com vagas para janeiro devido a enorme procura”, explica Dra. Thayane Delazari, coordenadora da Maternidade e do Centro Cirúrgico de Búzios.

Além dos avanços na oferta de cirurgias, o município tem fortalecido as ações preventivas para evitar complicações ginecológicas que possam levar à necessidade de intervenção cirúrgica. “Estamos no Outubro Rosa, promovendo campanhas de prevenção ao câncer de mama e incentivando exames como o Papanicolau, realizados nos postos de saúde. Também reforçamos a vacinação contra o HPV para jovens, além do acompanhamento precoce no pré-natal”, acrescenta Dra. Thayane.

Essas medidas fazem parte de um esforço contínuo da Secretaria de Saúde para garantir atendimento de qualidade, reduzir o tempo de espera e promover a saúde preventiva entre as mulheres do município.