Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

Secretaria de Saúde de Búzios discute nova política de financiamento com o Ministério da Saúde

O Secretário de Saúde de Búzios, Leônidas Heringer, esteve recentemente reunido com a Secretária Estadual de Saúde, Dra. Cláudia Silva, e a direção do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (COSEMS-RJ). O encontro também contou com a presença de Aristides Oliveira, representante do Ministério da Saúde.

A pauta principal da reunião foi a nova política de financiamento da Atenção Especializada proposta pelo Ministério da Saúde. A proposta ministerial prevê uma mudança significativa na lógica de financiamento: a transição do modelo atual de pagamento por procedimento para um modelo baseado em linhas de cuidado integral.

Segundo o secretário de Saúde, Leônidas Heringer, essa nova abordagem tem o potencial de melhorar a eficiência e a qualidade dos serviços prestados, ao focar em uma assistência mais holística e centrada no paciente: “A mudança proposta é um desafio enorme, mas representa uma necessária mudança de paradigma”.

A secretária Estadual de Saúde, Dra. Cláudia Silva, ressaltou a importância da discussão e da colaboração entre os diferentes níveis de governo para a implementação bem-sucedida dessa nova política: “Estamos empenhados em trabalhar juntos para garantir que essa transição ocorra da forma mais eficiente possível, beneficiando toda a população do estado”, afirmou.

O representando o Ministério da Saúde, Aristides Oliveira, enfatizou que a mudança é fundamental para modernizar e tornar mais eficiente o sistema de saúde brasileiro: “A adoção de linhas de cuidado integral permite um acompanhamento mais próximo e contínuo do paciente, resultando em melhores desfechos clínicos e maior satisfação dos usuários”.

A reunião foi considerada produtiva por todos os participantes, que se comprometeram a continuar trabalhando em conjunto para enfrentar os desafios e garantir a implementação eficaz da nova política de financiamento da Atenção Especializada.