Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

SECRETARIA DE SAÚDE DE BÚZIOS ALERTA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

A Secretaria Municipal de Saúde de Búzios alerta a população sobre a importância da vacinação contra a gripe que está em andamento e segue até dia 31 de maio. Esta iniciativa é fundamental para proteger a saúde da população, prevenindo internações, complicações e até mesmo óbitos decorrentes da influenza, uma doença viral que afeta o sistema respiratório e possui alta taxa de transmissibilidade.

Desde o dia 25 de março, a campanha de vacinação contra a influenza está em curso. A vacina está disponível em todas as unidades de saúde do município, das 8h às 16h, e nos postos de Cem Braças, São José, Olavo da Costa e Rasa, que oferecem o programa Saúde na Hora, com horário estendido das 8h às 18h, com intervalo de almoço das 12h às 13h.

“É crucial atingir a meta de vacinação de pelo menos 90% de cada grupo elegível. Isso garantirá que todos, especialmente os grupos prioritários, recebam a vacina contra a influenza e protejam sua saúde e de seus entes queridos. Juntos, podemos garantir uma cidade mais saudável e segura para todos.” Enfatizou Dra. Priscilla Gasparetto, secretária de saúde.

A composição da vacina deste ano visa proteger contra as cepas mais prevalentes da Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. Neste momento a vacinação é destinada ao grupo prioritário e é essencial que crianças, idosos, gestantes, profissionais da saúde, entre outros grupos prioritários, recebam a vacinação. Mesmo aqueles que já foram vacinados em anos anteriores devem se imunizar novamente, pois as vacinas são atualizadas para garantir eficácia contra as cepas circulantes mais recentes, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A vacinação contra a gripe é a melhor forma de proteção contra essa doença. Ela estimula a produção de anticorpos, fortalecendo o sistema imunológico e reduzindo significativamente o risco de contrair a gripe e suas complicações.