Pular para o conteúdo
Gradiente CSS

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

♿ Acessibilidade:
  • Home
  • Educação
  • Secretaria de Educação promove “Mesa Redonda em Combate à Intolerância Religiosa” para alunos da rede municipal
2

Secretaria de Educação promove “Mesa Redonda em Combate à Intolerância Religiosa” para alunos da rede municipal

A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia e do setor de Programas e Projetos e a supervisão de Pluralidade Cultural, promoveu na noite de quarta-feira (06), com na base na Lei Municipal nº 781, de 20 de maio de 2010, a “Mesa Redonda em Combate à Intolerância Religiosa”. O evento aconteceu na Escola Municipal Nicomedes Theotônio Vieira, e contou com a presença de estudantes da própria Unidade Escolar, além do Inefi e Paulo Freire.

O professor,  historiador e escritor Acioli Gonçalves da Silva Jr, pós-graduado em História e Cultura Afrobrasileira, mestre em ensino de História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), foi o mediador da mesa que foi composta por representantes de várias religiões: Andrea de Souza da Cunha (professora de História) – representante do Islamismo, Pastor Marcelo Rocha – representante do Cristianismo Evangélico (Metodista Renovada), Flávio Scali – representante do Espiritismo Kardecista, Cris Anila Paramita – representante do Budismo, Etemy Sirlei d´lemanja – representante da comunidade tradicional de Matriz Africana e Reinaldo Brant – representante do Cristianismo Católico.

Todos os participantes discursaram sobre suas religiões, peculiaridades, filosofias, e mostraram aos presentes, que independente de credo, as religiões têm pontos em comum como amor e respeito, o que torna inviável a geração de conflitos por divergirem nas opiniões e pensamentos.

No Brasil, onde a sociedade é plural em termos étnicos, trabalhar esse tema é uma forma de chamar atenção para um problema cotidiano pouco aprofundado nas mídias tradicionais, além de conscientizar e promover o respeito mútuo. Mais que uma questão religiosa, é uma questão cultural e social, assegurada por lei, segundo o artigo 18 da Declaração Universal dos Direitos Humanos: “Todo o homem tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião”. Este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular.

Notícias Relacionadas

Empresa do ramo atacadista realizará processo seletivo em três dias na Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda de Búzios
Rua das Pedras recebe o 3º Búzios Old School Vintage a partir desta quinta-feira
Búzios receberá 20 navios de cruzeiro em dezembro e prevê impacto de quase R$ 30 milhões na economia local
Búzios forma novos guarda-vidas para reforçar a segurança nas praias em 2026
Prefeitura de Búzios divulga resultado preliminar das eleições para as Equipes Diretivas das escolas municipais
Prefeitura de Búzios realiza mutirão de limpeza na Rua Praia de João Fernandes

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso