A Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda iniciou a aplicação do questionário do programa BPC na Escola 2025, uma iniciativa que busca garantir que crianças e adolescentes com deficiência, beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), possam frequentar e permanecer na escola com dignidade e apoio adequado.
A aplicação do questionário está sendo realizada pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), por meio de visitas técnicas domiciliares conduzidas por assistentes sociais e psicólogos. O público-alvo são crianças e adolescentes de até 18 anos com deficiência que recebem o BPC.
O programa tem como principal objetivo identificar e eliminar as barreiras — físicas, sociais, pedagógicas ou familiares — que dificultam o acesso à educação e a outras políticas públicas. A partir das respostas coletadas, o município poderá planejar ações mais eficazes para promover a inclusão social e educacional das pessoas com deficiência.
Desde 2008, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) determina a realização anual do questionário como parte do acompanhamento das famílias beneficiárias.
O levantamento é fundamental para que o município conheça a realidade dessas famílias e possa garantir que o direito à educação inclusiva seja efetivamente cumprido.
Para mais informações, procure o CRAS mais próximo de sua residência.