Neste mês, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda de Búzios realizará rodas de conversa nos CRAS (Centros de Referência da Assistência Social) com a temática Outubro Rosa, nas seguintes datas: 14/10 – CRAS Cem Braças, 20/10 – CRAS José Gonçalves e 23/10 – CRAS Rasa. As ações reforçam a importância da prevenção ao câncer de mama e do colo do útero, promovendo informação, acolhimento e conscientização.
A Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda de Búzios aderiu à campanha Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização sobre o câncer de mama e do colo do útero. A ação busca alertar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, que aumentam as chances de cura e podem salvar vidas.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer do colo do útero é o terceiro tipo mais incidente entre as mulheres brasileiras. A principal forma de prevenção é a realização do exame Papanicolau, capaz de identificar lesões precursoras e permitir o tratamento antes da evolução da doença.
Além disso, o câncer de mama continua sendo o que mais acomete mulheres no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. A estimativa do INCA é de mais de 73 mil novos casos para 2025. Nesse caso, a mamografia é o exame indicado para detecção precoce, especialmente a partir dos 40 anos de idade.
“A prevenção é fundamental. Nosso compromisso é incentivar as mulheres a realizarem seus exames e a buscarem os serviços de saúde. Detectar a doença no início pode salvar vidas”, destacou a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, Josiani Meira.
A campanha também incentiva o diálogo e o apoio dentro das comunidades. Estimular outras mulheres a se cuidarem fortalece a rede de proteção e ajuda a salvar vidas. O Outubro Rosa reforça que a prevenção deve ser uma prioridade durante todo o ano.