A Secretaria da Mulher realizou, nesta sexta-feira (29), uma roda de conversa voltada ao enfrentamento da violência e à promoção dos direitos das mulheres LBTs — lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais. A atividade integrou a celebração do Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, comemorado em 29 de agosto, data que simboliza a luta pelo reconhecimento, respeito e garantia de direitos.
A atividade foi conduzida pelas equipes do CEAM (Centro Especializado de Atendimento à Mulher) e do Núcleo de Atendimento a Mulheres Negras e Migrantes, reunindo mulheres em um espaço de diálogo e acolhimento.
O encontro contou com a participação on-line de Brenda Félix, referência nacional na luta pelos direitos das mulheres LBTs. Brenda é Coordenadora Política Nacional da Articulação Brasileira de Lésbicas (ABL), Conselheira Nacional de Direitos da Mulher e Conselheira Nacional de Direitos das Pessoas LGBTQIA+.
Também estiveram presentes a secretária da Mulher de Búzios, Daniele Guimarães, e a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, reforçando a integração entre políticas públicas e o compromisso da gestão municipal com a promoção e defesa dos direitos das mulheres em sua diversidade.
O Dia Nacional da Visibilidade Lésbica é um momento de afirmação e resistência, lembrando a importância de políticas públicas que garantam às mulheres LBTs proteção, dignidade e igualdade.