Durante o mês de setembro, os CRAS de Búzios receberam rodas de conversa sobre saúde mental com o tema “Qual o impacto das nossas emoções no bem-estar?”. As atividades abordaram o porquê da existência do Setembro Amarelo, o gerenciamento das emoções para prevenir adoecimentos psíquicos, e a importância de procurar ajuda quando há sinais de ansiedade, depressão ou outros transtornos, reforçando que essas situações podem ser tratadas e solucionadas.
As rodas de conversa aconteceram nos CRAS de José Gonçalves, CRAS de Cem Braças e CRAS da Rasa, e foram realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, por meio da Coordenação de Gestão do Trabalho e Educação Permanente, em parceria com a Coordenação de Saúde Mental do município.
A psicóloga e coordenadora da Gestão do Trabalho e Educação Permanente, Kátia Simone, destacou:
“Essas rodas de conversa foram momentos importantes para refletirmos sobre nossas emoções e entender que o cuidado com a saúde mental é fundamental. Quando existe adoecimento psíquico, é essencial buscar ajuda, seja no CAPS, nos CRAS, no Núcleo de Saúde Mental ou pelo CVV – 188, que funciona 24 horas. O cuidado com a saúde mental é contínuo e estará presente durante todo o ano.”
A secretária de Desenvolvimento Social, Josiani Meira, reforçou:
“Nosso objetivo é garantir que a valorização da vida e a atenção à saúde mental estejam presentes em todas as comunidades. Queremos que todas as pessoas saibam que não estão sozinhas e que sempre podem buscar apoio nos CRAS ou no Núcleo de Saúde Mental.”
A Prefeitura de Búzios reafirma seu compromisso com a valorização da vida, e as pessoas que precisarem de cuidados podem procurar os CRAS ou o Núcleo de Saúde Mental, localizado em Manguinhos.