Pular para o conteúdo
Gradiente CSS

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

♿ Acessibilidade:
WhatsApp Image 2025-04-16 at 16.50.45

Rodas de conversa nos CRAS de Búzios fortalecem acolhimento e garantias de direitos

A semana começou com escuta, acolhimento e informação nos Centros de Referência da Assistência Social de Búzios. As rodas de conversa aconteceram nos CRAS dos bairros Cem Braças, Rasa e José Gonçalves, promovidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda.

Na segunda-feira (14), o CRAS de Cem Braças abriu a programação com uma roda de conversa que abordou os direitos da pessoa com deficiência de forma ampla e acessível. Mães de crianças com deficiência compartilharam suas vivências e encontraram apoio emocional e orientação. Durante o encontro, foi reforçada a importância do autocuidado — as mães foram incentivadas a se protegerem, a se cuidarem e a não se sentirem culpadas por tirarem um tempo para si.

Na manhã de terça-feira (15), foi a vez do CRAS da Rasa promover uma roda de conversa com foco nas mães de crianças com Transtorno do Espectro Autista. O momento trouxe acolhimento, escuta e troca de experiências, além de reflexões importantes sobre os desafios da maternidade atípica e o papel fundamental dos serviços públicos na garantia de direitos.

Ainda na terça-feira, no período da tarde, o CRAS de José Gonçalves realizou uma roda de conversa dedicada ao Abril Azul — mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista. Além dos depoimentos emocionantes, foram abordados os direitos das pessoas com TEA, com destaque para a Lei Berenice Piana — legislação que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. A lei garante, entre outros pontos, o direito ao diagnóstico precoce, atendimento multiprofissional, inclusão escolar e acesso contínuo aos serviços de saúde e assistência social.

E para tornar o clima ainda mais especial, o coelho da Páscoa passou pelos CRAS da Rasa e de José Gonçalves, distribuindo chocolates e espalhando alegria entre os usuários dos equipamentos.

As rodas de conversa seguem sendo espaços fundamentais de escuta, troca e fortalecimento de vínculos no município de Búzios.

Notícias Relacionadas

Empresa do ramo atacadista realizará processo seletivo em três dias na Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda de Búzios
Rua das Pedras recebe o 3º Búzios Old School Vintage a partir desta quinta-feira
Búzios receberá 20 navios de cruzeiro em dezembro e prevê impacto de quase R$ 30 milhões na economia local
Búzios forma novos guarda-vidas para reforçar a segurança nas praias em 2026
Prefeitura de Búzios divulga resultado preliminar das eleições para as Equipes Diretivas das escolas municipais
Prefeitura de Búzios realiza mutirão de limpeza na Rua Praia de João Fernandes

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso