A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, realizou na última sexta-feira (22), no CRAS da Rasa, a Roda de Conversa “Fortalecendo a Rede das Proteções: PAIF e PAEF”.
O encontro reuniu os técnicos de referência dos equipamentos da rede socioassistencial do município, promovendo um espaço de diálogo, troca de experiências e integração entre as equipes. A atividade teve como objetivo principal reforçar a articulação entre os serviços do PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família) e do PAEF (Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos), que são fundamentais no atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade e risco social.
A Roda de Conversa foi organizada pela Coordenação de Gestão do Trabalho e Educação Permanente, em parceria com a Coordenação da Proteção Social Básica e da Proteção Social Especial, reafirmando o compromisso da Secretaria em investir na formação continuada dos profissionais e no fortalecimento da rede de proteção social.
A coordenadora da Proteção Social Básica, assistente social Fábricia Riscado, explicou que o objetivo do encontro foi nivelar e atualizar os profissionais para melhor atender os usuários da política de assistência social.
Já a assistente social Vanessa Fernandes, assessora técnica das Proteções Sociais Básica e Especial, destacou que a capacitação fortalece o desenvolvimento tanto do CRAS quanto do CREAS, sobretudo para os profissionais que estão em contato direto com as famílias nos territórios.
Para a coordenadora de Gestão do Trabalho e Educação Permanente, psicóloga Kátia Simone, a formação continuada é essencial:
“Essa capacitação proporciona o aprimoramento das habilidades necessárias aos técnicos para lidar com desafios diários como violência, abuso, negligência e demais formas de violação de direitos”, afirmou.
Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Josiani Meira, iniciativas como esta fortalecem o SUAS no município:
“Nosso objetivo é integrar ainda mais os serviços, garantindo que as famílias tenham acesso a uma rede de proteção acolhedora, eficiente e articulada”, destacou.
A Prefeitura de Búzios segue trabalhando para ampliar a qualificação técnica e a integração da rede socioassistencial, assegurando o direito à proteção social a todas as famílias buzianas.