Pular para o conteúdo
Gradiente CSS

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

♿ Acessibilidade:
  • Home
  • Uncategorized
  • ‘Risco Baixo’ para casos de dengue e outras arboviroses em Búzios
Agente de combate a endemias

‘Risco Baixo’ para casos de dengue e outras arboviroses em Búzios

A classificação positiva, mesmo com alto nível de chuvas durante os últimos meses, é resultado do trabalho permanente da Prefeitura, por meio dos Agentes de Controle de Endemias, e o apoio da população

Em Búzios, o Levantamento de Índice Rápido (LIRA) para o Aedes Aegypti em janeiro é de apenas 0,9%, dando ao município a classificação ‘baixo risco’ para contaminação por dengue e outras arboviroses. A classificação positiva, mesmo com alto nível de chuvas durante os últimos meses, é resultado do trabalho permanente da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde com os Agentes de Controle de Endemias (A.C.E), na busca e eliminação de criadouros do mosquito.

As visitas domiciliares diárias, e ações de bloqueio em casos suspeitos, controle de pontos estratégicos, e atendimentos a reclamações, de segunda a sexta-feira, são feitas regularmente ao longo de todo o ano. Divido por zonas, que seguem um cronograma montado a partir dos dados obtidos por meio do LIRA e o Índice de Infestação Predial (IIP), as equipes percorrem bairro por bairro do município, e os agentes visitam todas as casas, com auxílio dos moradores, fundamentais no combate à endemias.  

As arboviroses são doenças típicas do período do verão, sendo o maior risco de contaminação entre janeiro e março, com tendência a diminuição no mês de abril. Em Búzios, os casos notificados ficaram abaixo da média, mesmo no período de maior risco. Até o momento foram registrados apenas três casos suspeitos de arboviroses, sendo apenas um confirmado.

*Os cuidados*

Os locais de maior incidência são reservatórios de água de geladeira, caixas d’água ligada a rede, vaso sanitário, ralinhos de banheiro e bebedouros de animais, e, principalmente, em bromélias de jardim. Outra questão são os chamados “materiais rolantes”: pneus, pratinho de plantas, tampa de garrafas, tonéis, bacias ou baldes com água de chuva.  Por isso o apoio da população é fundamental.  

Notícias Relacionadas

Búzios ganha dois carros adaptados para fortalecer programas destinados a pessoas com deficiência
Búzios recebe edição Downwind do Challenge Búzios Va’a no dia 14 de dezembro
Búzios celebra formatura do Centro de Idiomas com mais de 150 certificados entregues
Conselho de Políticas Culturais de Búzios realiza primeira reunião ordinária e elege mesa diretora
Escola de Música Tom Jobim celebra talentos com dois dias de recital aberto ao público em Búzios
Hospital Municipal Dr. Rodolpho Perissé realiza capacitação para equipe Multi Hospitalar sobre politraumatismo

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso