Pular para o conteúdo
Gradiente CSS

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

♿ Acessibilidade:
  • Home
  • Uncategorized
  • Prefeitura de Búzios recebe ativista da causa do tratamento com cannabis medicinal
Bia lula com prefeito

Prefeitura de Búzios recebe ativista da causa do tratamento com cannabis medicinal

Bia Lula foi recebida pelo prefeito Alexandre Martins e pôde conhecer mais sobre o programa pioneiro no país. A ativista quer influenciar para que o Ministério da Saúde siga o exemplo de Búzios em escala nacional

Nesta quinta-feira (11), a atriz e ativista Bia Lula foi recebida na Prefeitura de Búzios para conhecer mais de perto o programa de saúde pública pioneiro desenvolvido na cidade com a substância canabidiol como recurso terapêutico para cuidar da Epilepsia Refratária, do Transtorno do Espectro Autista e até do Alzheimer. O prefeito Alexandre Martins e o secretário municipal de saúde, Leônidas Heringer, estiveram reunidos com a ativista, que se comprometeu em levar detalhes do programa à ministra da Saúde. Também estavam presentes na reunião a coordenadora de Cannabis Medicinal do município, Ana Célia D’ávilla, a presidente da Associação Brasileira de Acesso à Cannabis Medicinal do Rio de Janeiro (AbraRio), Marilene Esperança e o secretário de  Pessoa com Deficiência, Aurelio Barros.

Na ocasião, Bia, que também relatou sua própria experiência com o uso do medicamento, pôde conhecer os resultados positivos obtidos no tratamento dessas enfermidades com o uso do canabidiol na rede municipal de saúde. A ativista, que chegou a ter sete crises de epilepsia por dia, contou que, após cinco anos usando a substância sob a supervisão do seu médico, os episódios diminuíram para um por mês.

O grupo discutiu a importância de levar esses resultados ao Ministério da Saúde para que o uso do canabidiol seja incluído no SUS. Bia Lula pretende marcar uma agenda com a ministra Nísia Trindade para sensibilizá-la sobre o assunto e quebrar o preconceito e a falta de informação das pessoas em geral sobre o tratamento com a substância.

A iniciativa de Búzios foi elogiada pelos presentes e é considerada um exemplo a ser seguido em outras cidades do Brasil. O programa é fruto de lei municipal que autoriza o uso medicinal do óleo extraído da cannabis.  Desde então, a Secretaria Municipal de Saúde tem dado andamento ao programa e tem mantido parcerias com associações para fornecer o medicamento, enquanto aguarda a distribuição pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município. Com a empresa vencedora da licitação para distribuição do medicamento pelo SUS no município já definida, aguarda-se apenas o cumprimento dos ritos legais para a distribuição do óleo pela rede municipal à paciente na cidade.

Notícias Relacionadas

Prefeitura de Búzios realiza recadastramento obrigatório da Pessoa Idosa entre 12 e 16 de janeiro
Prefeitura de Búzios informa interdição no trânsito da Estrada da Álvaro Elídio Gonçalves próximo ao Quilombo da Rasa para obras de drenagem
Janeiro marca pico da temporada de cruzeiros em Búzios com mais de 76 mil passageiros
Secretaria da Pessoa com Deficiência inicia 2026 em nova sede em Búzios
Prefeitura de Búzios realiza fiscalização ambiental na Via Alternativa
Prefeitura de Búzios se reúne com Prolagos para tratar da falta de água durante o Réveillon

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso