Quase quinhentas cirurgias eletivas realizadas no primeiro semestre de 2022 em Búzios

Em janeiro as cirurgias eletivas ainda estavam paralisadas, devido as restrições da pandemia. A meta é realizar mais de 1000 desses procedimentos até dezembro

A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou quase 500 cirurgias eletivas somente no primeiro semestre de 2022, Hospital Municipal Rodolpho Perissé (HMRP). A meta é passar de mil intervenções até dezembro. Com realização de mutirões, as filas foram zeradas e o fluxo de atendimentos regularizado. A demanda reprimida de gestões passadas somou-se as restrições no período de isolamento social, devido a pandemia, e as cirurgias só puderam ser retomadas, neste ano, no mês de fevereiro.

No total, foram 476 cirurgias eletivas, como procedimentos ginecológicos e gerais, cirurgias de hérnias, cataratas, vasculares, correção de traumas, urologia, colonoscopia e ortopedia. Além de pequenos procedimentos, cirurgias consideradas mais simples, que não exigem estruturas complexas ou a internação do paciente.

“Na verdade, podemos contar apenas cinco meses de realização de cirurgias, já que em janeiro ainda estavam suspensas as cirurgias eletivas, em todo o país, por decreto federal. Desde fevereiro estamos trabalhando para regularizar o fluxo de atendimentos e zerar filas. ”, explicou Leônidas Heringer, secretário de Saúde. 

Ainda esse ano, novos mutirões como os de cirurgia de vesícula, serão realizados para zerar a fila e também regularizar o fluxo de atendimento que é organizado de acordo com o tempo de espera e o nível de urgência de cada paciente. Importante ressaltar que neste ano a atual gestão municipal inaugurou mais uma sala no centro cirúrgico do HMRP, o que está agilizando ainda mais a realização desses procedimentos. “O tempo estimado para a realização de cirurgias é de 30 dias após a solicitação pelo médico especialista, e estamos regularizando uma a uma.  Após a reforma, que já está em andamento, realizaremos ainda mais procedimentos. ”, conta Priscila Gasparetto, diretora do HMRP

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso