A Semana das Caiçaras movimentou a cidade entre os dias 10 e 12 de abril com uma programação intensa dedicada à valorização da cultura tradicional, da gastronomia e das manifestações artísticas da região. O evento resgatou os saberes e costumes da comunidade por meio de apresentações musicais, cortejos, puxada de rede e barracas com comidas típicas. Realizado pela Prefeitura, por meio das Secretarias de Cultura e Patrimônio Histórico e da Mulher, o evento atraiu moradores e visitantes, que prestigiaram as atrações em diversos pontos da cidade.

Um dos pontos altos do evento foi a tradicional puxada de rede na Praia do Canto, realizada pelos pescadores e pela Associação de Mulheres Caiçaras, no sábado (12). No local, foi servido um delicioso café da manhã caiçara, enquanto a rede era içada ao mar pelos pescadores. A atividade contou com a participação dos secretários de Cultura e Patrimônio Histórico, Alan Câmara; da Pesca, Rafael Fernandes; de Educação, Rodrigo Ramalho; de Finanças, André Coutinho; e da Mulher, Daniele Guimarães.

A turista e geóloga de São Francisco (MG), Daniela Faria, disse que foi a primeira vez que assistiu a uma puxada de rede de arrasto: “Achei linda. A cultura caiçara tem muito a ensinar pra gente. Esse espírito de coletividade, de compartilhar, de manter tradições culturais no meio de tanta pressão turística que a cidade tem.”

O evento teve como objetivo reforçar a identidade cultural caiçara, incentivar a economia criativa e promover o turismo sustentável. Para muitos moradores, a semana foi uma oportunidade de reencontro com as raízes e de valorização das tradições passadas de geração em geração. A presidente da Associação das Caiçaras, Sara Santos da Silva, afirmou que a puxada de rede é uma forma de lembrar as pescarias de antigamente.

“Essa puxada de rede faz parte da nossa cultura. Meu pai cuidou da gente com essa atividade, essa pescaria. E como estão vendo, a praia está lotada. A gente está superfeliz. As caiçaras estão sempre felizes, e também com a participação do povo, que não é caiçara, mas veio prestigiar o momento. Todo ano a gente faz, e todo mundo gosta”, disse Sara.

As comemorações da Semana das Caiçaras foram encerradas na Praça Santos Dumont, com apresentações culturais, show de Leni Morais & Amigos e declamação de cordéis com Cláudio Aragão. No local, também houve barracas com comidas típicas e artesanato.




