Projeto Destaque – Guarda Mirim Municipal

A Guarda Mirim Municipal completou 10 anos de atuação em Armação dos Búzios conquistando o reconhecimento da população pelo trabalho exemplar realizado ao longo dos anos na cidade.

O programa, que recebe crianças e adolescentes na faixa etária entre 10 e 17 anos, requer o cumprimento de importantes itens considerados fundamentais para o ingresso e para a permanência dos aspirantes;  primeiramente, os candidatos precisam comprovar que estão matriculados na rede pública ou no ensino particular. Posteriormente, os integrantes devem apresentar relatórios periódicos positivos, atestando bom comportamento, trato social, boas notas na grade curricular e assiduidade durante o ano letivo. As inscrições são realizadas pelos pais ou responsáveis, mediante a apresentação dos documentos, previamente, solicitados.

Entre as principais funções dos recrutas, em pleno exercício, estão deveres que devem ser, fielmente, cumpridos: falar sempre a verdade, manter a verdade, zelar pelo princípio da educação na família e pelo respeito aos pais.

Os treinamentos físicos são realizados três vezes por semana, nas instalações do INEFI, na Rasa, onde praticam aulas de Natação, Kung Fu, Primeiros Socorros,além das aulas teóricas com aprendizado sobre Trânsito e Ordem Cívica. Para 2020, a previsão é de 600 alunos inscritos no programa.

A cerimônia de formatura das Turmas de 2019/2020, aconteceu na terça-feira do dia 17 de dezembro, no Ginásio do INEFI, sob o comando do Sub. Inspetor Sant’Anna, à frente do programa desde o início. Durante a solenidade, formandos receberam Medalhas de Honra que foram entregues pelas autoridades presentes.  A mesa foi presidida pelo Exmo. Juiz da Comarca de Armação dos Búzios, dr. Raphael Badinni, pelo vereador Nilton César, representando o Legislativo e por demais autoridades.

A Guarda Mirim Municipal é um programa do PROGEP, da Guarda Civil Municipal, que tem por hierarquia a Secretaria de Segurança Pública. UMA realização da Prefeitura de Búzios.