Preservativos disponíveis gratuitamente para quem for curtir o Carnaval em Búzios

Pontos de distribuição nas UBSs, policlínicas, hospital, e também na Tenda de Pronto Atendimento da Ferradura

Para os que vão cair na folia do Carnaval de Búzios, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforça a importância das medidas de prevenção as Infecções Sexualmente Transmissíveis-ISTs. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e policlínicas, de segunda a sexta-feira, os preservativos (camisinhas) são disponibilizados gratuitamente na recepção, basta ir até lá e pegar. Também há distribuição diária (24h) na recepção do Hospital Municipal Rodolpho Perissé (HMRP) e na Tenda de Pronto Atendimento de Urgência na UBS Dr. Paulo Ackerman (Ferradura).

O sexo sem proteção está causando em todo o mundo a explosão do número de pessoas infectadas pelas ISTs, entre elas: sífilis, hepatite B, herpes genital e HIV. Dados do Ministério da Saúde mostram que no Brasil a população entre 25 e 39 anos é a mais suscetível a contrair as enfermidades transmitidas sexualmente. Os preservativos são considerados, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e demais instituições internacionais, o método mais eficiente de prevenção destas doenças.

Tenda de Urgência da Ferradura

Em funcionamento desde dezembro do ano passado, a ‘tenda de Pronto Atendimento para Urgência’, na UBS Dr. Paulo Ackeman, bairro Ferradura, é o ponto principal para atender urgência de moradores e visitantes do centro e arredores, durante o Carnaval.  Funcionando 24h, a tenda que conta com médicos e técnicos de enfermagem de plantão, equipamentos para pronto atendimento, e uma ambulância, também é um ponto de distribuição de preservativos.

Unidades de saúde de Búzios

• Clínica da Família Olavo da Costa (Vila Verde)

• Unidade Básica de Saúde Arpoador (Arpoador/Cruzeiro)

• Unidade Básica de Saúde Custodio Alves G.A. de Oliveira (Capão)