Pular para o conteúdo
Gradiente CSS

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

♿ Acessibilidade:
IMG-20240124-WA0009 (1)

Prefeitura reúne sociedade civil para tratar sobre a criação do Museu da História Buziana

A criação do museu tem foco na preservação da cultura local e suas tradições 

Nesta quarta-feira (24), a Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios promoveu uma reunião crucial para definir a identidade do futuro Museu da História Buziana. O encontro teve como foco principal a escuta ativa da sociedade civil, incluindo fazedores de cultura, artistas locais e povos tradicionais. Durante a reunião, ficou estabelecida a formação de grupos de trabalho para iniciar os projetos “Escuta” e “Gavetas com Memória”, impulsionando pesquisas e aquisição de acervos.

O Secretário de Cultura e Patrimônio Histórico, Romano Lorenzi, destacou a importância da participação da comunidade nesse processo de construção museológica. O evento, realizado no auditório da Secretaria de Turismo, permitiu aos presentes ouvirem detalhes sobre o processo de construção, parcerias e convênios em andamento.

Romano Lorenzi ainda ressaltou a necessidade de desmistificar a ideia de museus como simples espaços expositivos. “A construção de um museu envolve etapas, desde acordos com instituições como IBRAM, IPHAN e INEPAC até a colaboração de profissionais como museólogos, historiadores, antropólogos, sociólogos e arqueólogos. É um trabalho técnico e de pesquisa que requer a formação de uma base sólida antes da abertura do museu”, explicou.

O Secretário destacou que o museu será um espaço inclusivo, refletindo a descrição do Conselho Internacional de Museus como uma instituição permanente, sem fins lucrativos e a serviço da sociedade. “A construção de um museu vai além de quatro paredes e objetos em exposição; é um local de reflexão, pesquisa e visitação. Búzios é um lindo e importante objeto de estudo, e nosso museu será um reflexo do território, uma conquista com a nossa comunidade”, frisou o secretário.

O foco da iniciativa é preservar a rica cultura caiçara de Búzios, incluindo a cultura quilombola e as tradições como a puxada de rede. Romano enfatizou que a salvaguarda da cultura local é fundamental, pois os objetos do museu não terão vida sem o valor imaterial que representam.

Búzios, além de sua fama turística pelas praias, possui uma rica herança cultural, com histórias de pescadores, marisqueiras, mulheres caiçaras e comunidades quilombolas. O museu se propõe a ser o guardião dessas tradições, incorporando o conhecimento coletivo da comunidade.

A construção do museu, conforme destacado por Romano Lorenzi, é um processo coletivo, nascendo da união e participação ativa da sociedade. O museu não apenas preservará o patrimônio material e imaterial de Búzios, mas também promoverá diversidade, sustentabilidade e oferecerá experiências educativas, reflexivas e compartilhadas não apenas aos cidadãos buzianos, mas a todos os cidadãos do mundo que visitarem a cidade.

Notícias Relacionadas

Prefeitura de Búzios realiza instruções em Primeiros Socorros para Famílias Atípicas
Prefeitura de Búzios decreta ponto facultativo nesta sexta-feira
Fiéis lotam a Praça Tia Uia em Missa Campal e show de Thiago Brado em celebração aos 30 anos de Búzios
Pixote leva milhares de pessoas à Praça da Tia Uia em noite de pagode pelos 30 anos de Búzios
Show de Fernandinho reúne milhares de fiéis na Praça da Tia Uia em comemoração aos 30 anos de Búzios

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso