Prefeitura inaugura sede da Secretaria da Pessoa com Deficiência

A Prefeitura de Búzios realizou mais uma inauguração na noite deste dia 22 de maio: a nova sede da Secretaria da Pessoa com Deficiência. Além da presença do Prefeito Alexandre Martins e do Secretário da pasta, Aurélio Barros, o evento recebeu os vereadores de Búzios, o vice-presidente de Esporte para Saúde e PcD, Renato de Paula e o deputado estadual, Otoni de Paula. Também estiveram presentes a presidente e fundadora da ABRARIO (Associação Brasileira de Acesso a Cannabis Medicinal do Rio de Janeiro), Marilene Oliveira e os atletas paralímpicos, nadadores Clodoaldo Silva e Marcelo Cardoso.

O evento foi pensado para dar visibilidade as pessoas com deficiência e contou com interpretes de libras durante toda sua duração, além de apresentações de música e dança por PCDs de Búzios, como o Eneias Pereira, deficiente visual, que fez uma apresentação de solo de bateria aplaudida por todas as pessoas presentes. Houve uma apresentação de dança com Ezequiel e Yasmim, também portadores de deficiência, e da CIA Downdance, com uma performance que emocionou a todos.

O Secretário da pasta, Aurélio Barros, iniciou sua fala fazendo sua autodescrição para as pessoas presentes que não enxergavam e aproveitou para falar sobre a importância de Búzios ser a primeira cidade da Região dos Lagos a ter uma Secretaria voltada aos PCDs: “Quero falar em gratidão. Gratidão a Deus e à minha esposa, gratidão ao meu filho João, minha vida e ao nosso prefeito Alexandre Martins, por estar comigo nesta pauta tão importante que é a inclusão da pessoa com deficiência. Quando fui eleito como vereador, o prefeito disse que estaria comigo nesta causa e isso tem dado certo, e estamos aqui inaugurando a primeira secretaria de toda região voltada às pessoas com deficiência”, disse o secretário emocionado.

Aurélio Barros disse que a secretaria ficará responsável pela intermediação com as demais secretarias do governo para promover mais inclusão e acessibilidade dentro das competências de cada área específica: “Junto com a Saúde vamos em busca de mais terapias ocupacionais, psiquiatras, neurologistas. Vamos, junto com a secretaria de obras, ambiente e urbanismo, gerar acessibilidade, para que tenhamos uma cidade de fato preparada para todos. Estamos unidos em prol desta causa de tornar Búzios a cidade mais acessível e inclusiva do Brasil”, disse ele.

O Secretário destacou que com cada secretaria, seja educação, esportes, o diálogo será sempre no sentido de atuação dentro de cada competência para promover ações que alcancem as pessoas com deficiência. “Estamos na luta para implementar em Búzios Clínica Escola do Autista, junto com as secretarias de educação e de saúde”. Ele destacou o fato de Búzios ser pioneiro no tratamento com canabis medicinal para pessoas com Transtorno do Espectro Autista e epilepsia refretaria e disse ainda que atualmente certa de 500 pessoas fazem uso desse serviço disponibilizado gratuitamente pelo município.

O Prefeito Alexandre Martins apresentou um vídeo do Senador Romário, que também atua na luta pela inclusão de pessoas com deficiência, mas por questões de agenda não pode comparecer à inauguração. No vídeo o senador parabeniza a cidade de Búzios e a gestão do prefeito pela criação de uma importante ferramenta e se colocou enquanto senador para destinar emendas para o município investir ainda mais em acessibilidade e inclusão.

O chefe do Poder Executivo de Búzios destacou a importância do tratamento com óleo da canabis e que Búzios saiu na frente como primeiro município do país a disponibilizar esse serviço gratuitamente para a população. Além de ter mencionado o atleta Clodoaldo com uma fonte de inspiração para se envolver ainda mais na causa da pessoa com deficiência: “O Clodoaldo certa vez me disse que apenas queria ter o direito de ir e vir a hora que quisesse sem depender de ninguém. E eu me lembrei que eu posso fazer isso, mas as vezes ele não, porque um meio-fio pode ser uma barreira e isso me sensibilizou de tal maneira que eu me propus a trabalhar para proporcionar isso a todos. E que Búzios seja um exemplo de acessibilidade e inclusão”, disse o prefeito.

A Prefeitura de Búzios reforça seu compromisso em promover uma cidade cada vez mais acessível e inclusiva para todos.