Prefeitura divulga balanço do carnaval 2023 na cidade

Durante os dias de folia na cidade mais badalada do Brasil, a Prefeitura de Búzios, por meio de suas secretarias, atuou constantemente para manter o pleno funcionamento dos serviços essenciais aos moradores e ainda uma boa estadia aos mais de 200 mil visitantes que escolheram Búzios como destino nesse período.

O prefeito Alexandre Martins realizou várias reuniões com secretários e demais servidores para tratar de estratégias para que o carnaval fosse seguro para todos e a cidade continuasse em pleno funcionamento.

Da Segurança Pública à Saúde, todas as ações foram estudadas e planejadas previamente com o intuito de garantir a presença do poder público a serviço da população.

A execução do Planejamento Operacional de Segurança para o período de carnaval começou já no dia 17 de fevereiro. O policiamento esteve presente durante a passagem de todos o blocos. Ao todo, 191 policiais atuaram durante o período de festa. Uma base de policiamento tipo tenda em Geribá serviu como referência para frequentadores. Além disso, agentes em quadriciclos reforçaram a segurança nas Praias de Geribá e Manguinhos. E em todos os pontos turísticos o patrulhamento foi reforçado.

Durante os seis dias de carnaval, não foram registrados roubo de rua, nem de veículos ou de cargas e também não houve registros de homicídio nesse período.

A Guarda Civil Municipal divulgou o relatório referente aos dias de carnaval. Ao todo foram 15 ocorrências registradas. A Patrulha Maria da Penha realizou o monitoramento de 19 vítimas de violência doméstica, flagrou 2 descumprimentos de medidas protetivas e realizou uma prisão em flagrante. Foram registrados também 3 acidentes de trânsito, a paralisação de uma obra irregular e 4 crianças foram encontradas. Ao todo, a GCM de Búzios apoiou outros órgãos por 11 vezes nesse período de festas, além ainda de dar apoio operacional durante a passagem de todos os blocos que desfilaram pela cidade.

No mar, a prefeitura esteve presente por meio do Grupamento de Guarda-Vidas que atuou nas praias de José Gonçalves, Caravelas, Tucuns, Geribá, Ferradura, Lagoinha, Forno, Brava e João Fernandes.

As ações deste grupamento vão desde abordagens como forma de prevenir acidentes no mar até salvamentos em casos de afogamentos. Entre os dias 18 e 22 de fevereiro, foram 8.545 abordagens de prevenção de acidentes, 85 resgates e 8 ocorrências por crianças perdidas. Além disso, o grupamento atuou no resgate de duas embarcações que ficaram à deriva. A Guarda-Vidas de Búzios atua constantemente na fiscalização das regras no mar, principalmente quando se trata de jet-skis para que a distância adequada seja respeitada.

A Prefeitura de Búzios continuará atuando em todos os setores para dar continuidade aos serviços prestados à população de maneira eficaz e transparente.