Pular para o conteúdo
Gradiente CSS

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

♿ Acessibilidade:
  • Home
  • Meio Ambiente
  • Prefeitura disponibiliza no site conteúdo técnico referente à criação das Unidades de Conservação APA das Águas de Tucuns e Parque das Dunas e Restingas de Tucuns
WhatsApp-Image-2021-07-09-at-15.25.47

Prefeitura disponibiliza no site conteúdo técnico referente à criação das Unidades de Conservação APA das Águas de Tucuns e Parque das Dunas e Restingas de Tucuns

Hoje (09) foi disponibilizado pela Secretaria do Ambiente, Pesca e Urbanismo, no site da Prefeitura, o conteúdo técnico referente à criação das Unidades de Conservação APA das Águas de Tucuns e Parque das Dunas e Restingas de Tucuns.

A criação das duas Unidades de Conservação objetiva otimizar a qualidade de vida da população nos bairros de Capão, Cem Braças, São José e Tucuns.

O conteúdo ficará disponível para análise e colaboração de técnicos, pesquisadores, moradores, frequentadores, associação de moradores, conselhos municipais e outras instituições e pessoas interessadas em colaborar com a temática. As sugestões poderão ser encaminhadas por um período de 21 dias, a partir desta segunda-feira (12).

Na APA das Águas, busca-se equacionar históricos problemas urbanístico-ambientais, além de realizar intervenção em aspectos como alagamentos, ocupação irregular, desmatamentos, saneamento básico e infraestrutura. A intervenção vai promover a valorização dos bairros incluídos. Não é objetivo inviabilizar novas construções, mas apenas realizar o ordenamento construtivo, viabilizando assim a solução dos problemas crônicos da região, já citados acima.

No Parque das Dunas e Restingas de Tucuns, uma Unidade de Conservação de preservação integral, pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação, tem-se como diretriz preservar e restaurar os ecossistemas, sendo significativa parte deles já enquadrada como Áreas de Preservação Permanente pelo Código Florestal Brasileiro.

Ressalta-se que, conforme a legislação pertinente ao tema, as duas unidades prevêem a criação de seus respectivos Conselhos Gestores, com composição multidisciplinar e multisetorial, e a elaboração de seus Planos de Manejo, os quais terão ampla participação da sociedade civil e instituições relativas ao assunto.

Para interessados em encaminhar sugestões e colaborações, serão agendadas reuniões presenciais ou online, com a equipe técnica da SEAPUR, através do email: meioambiente@buzios.rj.gov.br

A Secretaria do Ambiente, Pesca e Urbanismo se coloca inteiramente à disposição para esclarecer dúvidas pertinentes ao tema.

Notícias Relacionadas

Empresa do ramo atacadista realizará processo seletivo em três dias na Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda de Búzios
Rua das Pedras recebe o 3º Búzios Old School Vintage a partir desta quinta-feira
Búzios receberá 20 navios de cruzeiro em dezembro e prevê impacto de quase R$ 30 milhões na economia local
Búzios forma novos guarda-vidas para reforçar a segurança nas praias em 2026
Prefeitura de Búzios divulga resultado preliminar das eleições para as Equipes Diretivas das escolas municipais
Prefeitura de Búzios realiza mutirão de limpeza na Rua Praia de João Fernandes

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso