Pular para o conteúdo
Gradiente CSS

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

♿ Acessibilidade:
  • Home
  • Uncategorized
  • Prefeitura de Búzios reforça a importância da prevenção às arboviroses mesmo com risco médio de infestação
pneu-um-dos-responsaveis-pela-dengue-no-brasil-990x550

Prefeitura de Búzios reforça a importância da prevenção às arboviroses mesmo com risco médio de infestação

Trabalho contínuo da Secretaria Municipal de Saúde visa combater as arboviroses e conscientizar a população sobre os cuidados necessários

A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, destaca a necessidade de prevenção às arboviroses, como dengue, zika e Chikungunya, mesmo com o município apresentando um risco médio de infestação, de acordo com o levantamento de Índice Rápido (LIRA) para o mosquito Aedes aegypti, desde janeiro. Esse risco foi agravado por um período de chuvas mais intensas, mas espera-se uma diminuição dessas condições climáticas em junho e julho.

Embora os casos notificados de arboviroses em Búzios tenham ficado abaixo da média, mesmo durante o período de maior risco, é fundamental manter os cuidados e o trabalho contínuo da Prefeitura, por meio dos Agentes de Controle de Endemias, na busca e eliminação de criadouros do mosquito.

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que os cuidados preventivos devem ser adotados durante todo o ano, uma vez que as arboviroses são doenças típicas do período do verão, com maior risco de contaminação entre janeiro e março, e tendência a diminuição em abril. Até o momento, foram registrados apenas três casos suspeitos de arboviroses em Búzios, sendo apenas um confirmado.

É importante destacar que os locais de maior incidência de criadouros são reservatórios de água de geladeira, caixas d’água ligadas à rede, vasos sanitários, ralos de banheiro, bebedouros de animais e, principalmente, bromélias de jardim. Além disso, é necessário atentar para os chamados “materiais rolantes”, como pneus, pratinhos de plantas, tampas de garrafas, tonéis, bacias ou baldes com água de chuva. O apoio da população é fundamental para evitar o acúmulo de água parada e, consequentemente, a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

A Prefeitura de Búzios disponibiliza um canal de comunicação para denúncias de possíveis focos do mosquito: vigilanciaambientalbuzios@gmail.com. É importante que os cidadãos denunciem locais que possam representar um risco de infestação.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da prevenção e conta com a colaboração de todos os moradores de Búzios para combater as arboviroses e garantir a saúde e o bem-estar da população.

Notícias Relacionadas

Empresa do ramo atacadista realizará processo seletivo em três dias na Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda de Búzios
Rua das Pedras recebe o 3º Búzios Old School Vintage a partir desta quinta-feira
Búzios receberá 20 navios de cruzeiro em dezembro e prevê impacto de quase R$ 30 milhões na economia local
Búzios forma novos guarda-vidas para reforçar a segurança nas praias em 2026
Prefeitura de Búzios divulga resultado preliminar das eleições para as Equipes Diretivas das escolas municipais
Prefeitura de Búzios realiza mutirão de limpeza na Rua Praia de João Fernandes

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso