Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

Prefeitura de Búzios recebe capacitação do Programa Criança Feliz pelo Governo do Estado

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, em parceria com a Prefeitura de Búzios por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda e através do Programa Criança Feliz (PCF), realizou entre os dias 12 a 16 de junho, no Município de Búzios, a Capacitação do Programa Criança Feliz.

O Programa Criança Feliz foi criado pelo governo federal em 2016, com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. O Programa se desenvolve por meio de visitas domiciliares que buscam envolver ações intersetoriais com as políticas de Assistência Social, Educação, Saúde, Cultura e Direitos Humanos. Contando assim com os Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) e a participação das prefeituras, para atender gestantes, crianças de até 36 meses e suas famílias incluídas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, crianças de até 72 meses e suas famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC); e crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção. O programa é implantado com o intuito de aprimorar o desenvolvimento social paras as crianças e suas famílias, de forma que essa parcela de tempo ao qual participem, seja um período de cuidado e interação social.

“Essa capacitação é importante, para o cenário local, pois o programa visa atender essas famílias em situação de vulnerabilidade social, permitindo fortalecermos nossa base, para assim atendermos e chegarmos nessas pessoas que precisam destes cuidados e atenção que o programa visa oferecer”, pontuou a secretária Joice Costa.

A capacitação foi ministrada pelas capacitadoras: Susilaine Duarte (Coordenadora Estadual do Programa Criança Primeira Infância no SUAS e Programa Criança Feliz); Jaqueline Quintela (multiplicadora assessora técnica) e Thaysa Castro (assessora técnica). Os visitadores foram capacitados em diversas áreas de conhecimento, como saúde, educação, serviço social, direitos humanos, cultura etc e receberam o certificado de participação e conclusão do curso.