Prefeitura de Búzios realiza programação especial pelo Dia da Luta Antimanicomial

O objetivo da iniciativa é reforçar a importância dos cuidados com a saúde mental

O Dia da Luta Antimanicomial foi celebrado pela Prefeitura de Búzios, nesta quarta-feira (18), no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município. As atividades promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde abordaram questões que envolvem a saúde mental, contando com a participação dos pacientes, familiares e equipes da rede de apoio municipal.

Entre as atividades: exibição de filmes que colaboram na quebra de estigmas sobre doenças mentais, apresentações musicais dos usuários da unidade, roda de conversa e sarau para promover interação, empoderamento dos usuários e exposição de suas habilidades artísticas.

O movimento antimanicomial surgiu em decorrência da reforma psiquiátrica, visando a garantia de direitos, a reabilitação e a inclusão social dos pacientes.

“A importância do trabalho desenvolvido pela Prefeitura, por meio do CAPS, é justamente essa: garantir direitos, a reabilitação e a inclusão social de pessoas com transtorno mental ou sofrimento psíquico intenso. É também importante exaltar o trabalho intenso de todos os profissionais envolvidos”, comentou Leônidas Heringer, secretário de Saúde.

Segundo, Ana Célia Lahud, Gerente da Rede de Atenção Psicossocial, o centro do movimento da Luta Antimanicomial está na linha de frente do combate ao estigma e à exclusão de pessoas em sofrimento psíquico grave, “em nome de pretensos tratamentos”.

“O Movimento faz lembrar que, como qualquer cidadão, pessoas com transtornos mentais, têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direito a receber cuidado e tratamento, sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos”, explica.

SAÚDE MENTAL EM BÚZIOS

A Rede de Atenção Psicossocial – Saúde Mental de Búzios é composta pelo Ambulatório de Saúde Mental, localizado na Policlínica de Manguinhos, o Centro de Atenção Psicossocial e dois leitos de Saúde Mental para estabilização de crise, no Hospital Municipal Rodolpho Perissé (HMRP). Sendo o CAPS o ordenador da Rede.