Pular para o conteúdo
Gradiente CSS

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

♿ Acessibilidade:
  • Home
  • Serviços Públicos
  • Prefeitura de Búzios realiza operação para combater invasões em áreas públicas no loteamento Bosque de Búzios
WhatsApp Image 2025-05-14 at 15.25.39

Prefeitura de Búzios realiza operação para combater invasões em áreas públicas no loteamento Bosque de Búzios

Nesta quarta-feira (14), a Prefeitura de Búzios realizou uma importante ação de combate às invasões em áreas públicas, reafirmando seu compromisso com o ordenamento da cidade e o bem-estar da população. Uma força-tarefa, envolvendo as secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo, Segurança Pública, Serviços Públicos e Ordem Pública, promoveu a demolição de duas construções irregulares no loteamento Bosque de Búzios.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, a ação de desobstrução e retirada de ocupações irregulares em áreas de praças e demais áreas públicas demonstra que o governo municipal tem atuado para coibir esse tipo de ocupação, que é extremamente prejudicial para os bairros e para a cidade como um todo.

São crimes previstos na legislação urbanística e ambiental. Muitas vezes, essas áreas são ocupadas e posteriormente vendidas a terceiros, criando bolsões de ocupação sem qualquer infraestrutura. A Lei nº 6.766, que trata do parcelamento do solo urbano, considera esse tipo de invasão um crime, já que as áreas públicas devem servir à comunidade do entorno. Esse tipo de ação reforça a seriedade do governo na gestão do solo e dos bairros, garantindo à população buziana mais segurança e o bom uso dos espaços públicos, evitando que se tornem de uso privado. Ou seja, é uma forma de impedir o avanço de novas ocupações.

O Ministério Público Estadual, na área criminal, tem acompanhado essas ações por meio de uma comissão criada no município.

Segundo o secretário de Ordem Pública, Sérgio Ferreira, que também acompanhou a operação, uma das construções já havia sido notificada há cerca de três anos, quando o invasor começou a cercar a área pública. Diante da situação, foi necessário mobilizar equipes para garantir a retirada da construção irregular e proteger o espaço.

A Prefeitura de Búzios reforça que continuará atuando de forma firme e responsável para coibir ocupações irregulares, garantindo o uso adequado dos espaços públicos e a preservação do meio ambiente. A colaboração da população é essencial nesse processo, e denúncias podem ser feitas de forma anônima por meio dos canais oficiais do município.

Notícias Relacionadas

Prefeitura de Búzios lança concurso público para área da Educação
Secretaria de Ordem Pública se reúne com trabalhadores da Praia de João Fernandes para reforçar organização e segurança
CRAS de Búzios encerram Colônia de Férias do SCFV com integração, atividades psicossociais e sessão de cinema
Búzios integra calendário unificado do evento Presentes de Iemanjá Rio 2026
Secretaria de Proteção Animal amplia atendimentos e anuncia novas ações para 2026 em Búzios
Coordenadoria LGBTQIAPN+ participa de ação do Janeiro Branco promovida pela Coordenação de Saúde Mental do município

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso