Prefeitura de Búzios realiza capacitação do Programa Antitabagismo no município

A atividade foi realizada no Hospital Municipal Rodolpho Perissé e contou com representantes de diversos setores da Prefeitura

Uma capacitação do Programa de Combate ao Tabagismo de Búzios foi realizada, nesta quarta-feira (25), no Hospital Municipal Rodolpho Perissé (HMRP), para representantes de diferentes setores da Secretaria de Saúde do município, além de outras Secretarias.

O Programa, uma iniciativa do Governo Federal acolhida pela Prefeitura de Búzios, como objetivo reduzir a quantidade de fumantes e consequentemente a morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco no município. A palestrante foi ministrada pela psicóloga coordenadora do Programa em Búzios, Gabriele Faria.

A coordenadora de psicologia do HMRP, Mariana Moraes, explica que a atividade é importe para capacitar profissionais de diferentes setores como multiplicadores de informações e orientações no município. Além disso, profissionais de saúde como psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros com ensino superior, podem realizar abordagem, anamnese, intervenção, orientações e tratamento do paciente.

Gabriela aprofunda ainda que o programa mantém grupos de apoio com os munícipes que querem parar de fumar ou permanecerem abstêmios ao tabaco. Nos grupos a pessoa recebe informações e apoio profissional, além de, quando necessário, medicamentos, como os adesivos de nicotina e, em alguns casos, antidepressivos.

“O município mantém o programa há alguns anos na Policlínica e nas Unidades Básicas de Saúde. Há cerca de um mês, junto com a Mariana, implantamos um núcleo no Rodolpho Perissé”, disse.

Um encontro de mulheres para incentivar o antitabagismo vai acontecer na segunda-feira (30), a partir das 15h, na Unidade Básica de Saúde (UBS), Lilson M. de Souza, bairro Cem Braças. A ação do Programa, organizada pelo núcleo dessa UBS, contará com palestra da psicóloga sobre impacto do tabaco na saúde, atividades com preparador físico, e coffee break.